Uma boa notícia para os moradores do Camorim. A Prefeitura de Angra, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), finalizou nesta terça-feira, 19, a obra de ampliação e reforma do reservatório B2, que abastece parte do bairro. Todo serviço, realizado em dois meses, utilizou mão de obra e recursos próprios.
A reforma, que beneficiará cerca de 750 residências, era uma reivindicação antiga da população e vai minimizar a falta de água durante períodos de estiagem. Segundo o presidente interino do Saae, Marcos da Silva Mafort, mesmo com a reforma e ampliação da barragem, a população precisa contribuir para que não falte água, pois as estiagens têm sido mais severas.
- Só a obra de ampliação da barragem não vai suprir a necessidade dos moradores. Cada casa tem que ter sua caixa d‘água, seu reservatório, para que essa distribuição ocorra de forma ordenada, em especial durante períodos secos - explicou Mafort.
A barragem foi aumentada de 90.000 litros para 120.000 litros, ou seja, a vazão que era de 23.000 litros/hora passou para 36.600 litros/hora. A rede também foi aumentada, sendo feita a troca de uma adutora de 60mm para uma de 85mm. Além disso, o Saae construiu uma nova caixa retentora de areia, o que facilitará a descarga do material pesado conduzido pela água, que antes era feita manualmente. Para o vice-prefeito Leandro Silva, que acompanhou todo o processo, essa é uma grande conquista da população.
- A Prefeitura trabalha em prol das comunidades, buscando sempre oferecer o melhor serviço, com muita transparência. Essa obra vai suprir de forma significativa a falta de água no bairro durante os períodos de estiagem. Esse foi um compromisso assumido com a comunidade do Camorim, que estamos entregando com muito orgulho - afirma Leandro.
Nesta quinta-feira, 21, a Prefeitura, por meio do Saae, inicia a reforma e ampliação da barragem do Camorim Pequeno.