O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis (Saae/Angra) está aumentando as ações de combate ao desperdício de água e fiscalização sobre a inadimplência. Na cidade, desde que foi criada a autarquia, o índice de consumidores que não pagam as contas chega perto de 50%, percentual considerado muito alto em comparação com outras cidades que possuem companhias próprias de abastecimento, onde o índice de devedores não chega aos 15%. De acordo com o presidente da autarquia angrense, Elzadio Ferraz, a determinação da prefeita Conceição Rabha é reduzir essa inadimplência e aumentar a capacidade de investimentos do Serviço Autônomo.
- Justamente por causa da constatação de que temos índice alto de consumidores em dívida é que nós, que somos gestores desse serviço, decidimos intensificar de imediato a cobrança das tarifas que estão em atraso - explicou o presidente.
A ação de cobrança mais efetiva prevê arrecadar até R$ 8 milhões em dívidas. Segundo Elzadio Ferraz, existem domicílios com contas em atraso há mais de 90 meses. Mesmo com o valor de tarifação do Saae/Angra bastante baixo em comparação a outros municípios. Ferraz explicou que o Saae/Angra precisa levar adiante as cobranças em atraso e regularizar a situação dos inadimplentes.
- Tudo o que o Saae arrecada tem que ser investido no próprio abastecimento de água. Se não formos efetivos na tarefa de estancar a inadimplência, ficamos sem ter como fazer mais investimentos em captação e distribuição da água - completou ele.
INSTALAÇÃO DE HIDRÔMETROS E REAJUSTE DA TARIFA ESTÃO ENTRE AS METAS
Além da cobrança, que em dois meses, aumentou a arrecadação em cerca de 30%, outra ação permanente é a instalação de hidrômetros. Em Angra, dos 36 mil domicílios registrados pelo Serviço Autônomo, cerca de um terço são hidrometrados. Os outros dois terços ainda são tarifados por estimativa. De acordo com o presidente da autarquia, o objetivo é instalar o hidrômetro em 100% das residências abastecidas pelo Saae/Angra.
- Com a instalação de hidrômetros poderemos fazer uma cobrança mais justa e progressiva. Quem utilizar mais água pagará mais pelo serviço - esclareceu Ferraz.
Outras ações em andamento na autarquia municipal para melhorar a prestação dos serviços são o estudo para reajuste das tarifas, hoje bem defasadas, e a revisão sobre a entrega das contas em domicílio. Hoje, o serviço é feito pelos Correios mas o Saae/Angra pretende usar um sistema em que o boleto seria entregue ao consumidor no ato de leitura do consumo, a exemplo do que acontece, por exemplo, com os serviços de cobrança pela energia elétrica.
- São ações que visam modernizar e regularizar o abastecimento de água no município, já que a falta de controle contribui para o desabastecimento, o desperdício e o sucateamento do sistema. Para termos controle total do sistema e uma melhor distribuição da água, temos que ser rigorosos na medição, na cobrança e no corte - finalizou Elzadio Ferraz.
Para saber como regularizar eventuais dívidas com o Saae/Angra e evitar o corte no fornecimento, os consumidores podem entrar em contato com a autarquia pelo telefone (24) 3377-6551 (em horário comercial).