Garatucaia ganha novos reservatórios de água

Caixas d‘água foram instaladas em novos locais para melhorar distribuição

Quinta-Feira, 19/02/2015 | Serviço Autônomo de Água e Esgoto .

As ações da Prefeitura de Angra dos Reis para minimizar os efeitos dos longos períodos de estiagem na cidade tem sido constantes. Em todos os bairros há ações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Angra) para aumentar a capacidade dos reservatórios e melhorar a distribuição. Na semana passada, a autarquia fez a reinstalação de dois reservatórios de água de 10 mil litros cada um na região de Garatucaia. A obra foi finalizada antes do Carnaval para garantir aumento da oferta durante o período, que costuma ser de grande demanda.

Os reservatórios haviam sido depredados em janeiro deste ano por vândalos, deixando a população local quase sem abastecimento durante um período. Os reservatórios foram consertados e reinstalados mais acima do local anterior, desta vez na Ladeira do Hugo, a fim de atender também a avenida Caetés e a ladeira inteira efetivamente. Antes, os reservatórios se encontravam na parte baixa da pista.

O presidente do Saae/Angra, Elzadio Ferraz, acompanhou a instalação, que foi realizada pela regional local, sob a coordenação do servidor Lourenço Junior. Para Ferraz, a obra é importante para a população, mas os reservatórios devem ser vigiados pela própria comunidade.

- Fizemos a modificação e estamos beneficiando mais de mil famílias. O novo local proporciona melhor peso e pressão na distribuição para aquela região. Com a ajuda da gravidade, mesmo com um volume baixo a distribuição estará melhor, mas isso não significa que podemos voltar com os hábitos antigos de lavar as calçadas ou deixar a torneira ou chuveiro abertos. Precisamos sempre estar preparados para longos períodos de estiagem - advertiu o presidente do Saae/Angra.

O Saae/Angra tem buscado melhorias no abastecimento e vem realizando ações de limpeza e manutenção nas barragens, além de buscar parceria constante com a Cedae, para garantir volume de água para o Centro da cidade e a Grande Japuíba, mesmo em períodos de estiagem. A autarquia continua pedindo à população que use a água com consciência e evite o desperdício.

Secretarias relacionadas: SAAE   |