Saee/Angra e Cedae definem cronograma de manobras fixas

Programação irá funcionar sempre em épocas de estiagem

Sexta-Feira, 23/01/2015 | Serviço Autônomo de Água e Esgoto .

Continuando os esforços para amenizar a situação da falta de água no município, representantes da Prefeitura de Angra se reuniram nesta quinta-feira, dia 22, na sede da Cedae em Angra, com técnicos do órgão estadual, para dar andamento à parceria inédita para o plano de emergência hídrica na cidade. Foi acordado no encontro um sistema de manobras fixas, que irão atender de forma ordenada vários pontos do Centro e seu entorno. Estavam presentes na reunião, o presidente do Saae, Elzadio Ferraz, o coordenador da Cedae em Angra, Mauro Coutinho, técnicos das duas autarquias e o subsecretário municipal de Segurança, Alexandre Klippel.

De acordo com Ferraz, a operação depende também da economia de água por parte da população. O uso da água tem que ser racionalizado.

- A diminuição das chuvas e a pouca oferta de água nos mananciais não são exclusividade de Angra dos Reis. Todo o país está sofrendo com a falta de água. Estudos de ambientalistas nos mostram que cada vez mais essa oferta irá diminuir. O que temos que fazer é mudar os nossos hábitos, o que já deveríamos ter feito há muito tempo. Na nossa cidade, temos que preservar ao máximo esse bem tão precioso. De nada adianta o poder público fazer manobras, aumentar as barragens ou os diâmetros dos canos de captação, se não houver uma conscientização comum. A água está acabando e diminuindo a passos largos - explica Ferraz.

O presidente do Saae também alertou sobre a chuva desses últimos dias. Segundo ele, não é tempo de relaxar e sim de preservar, pois se não houver chuva nas próximas semanas, a situação crítica de estiagem voltará.

- Se conseguirmos economizar a água que encheu parcialmente os reservatórios, ela ira durar mais, e, assim, vamos tê-la por mais tempo, caso haja uma estiagem prolongada de chuva. Esse é o pensamento - completou ele.

O cronograma de manobras irá funcionar quando houver a necessidade de racionamento da água. As manobras serão alteradas a cada 24 horas, dividindo o abastecimento em dias pares
para uns bairros e ímpares para outros. A água sempre será disponibilizada a partir das 16h. Algumas partes do sistema de abastecimento de água funcionam através de bombas, caso haja picos de energia ou a falta dela, as mesmas serão desligadas. O bombeamento voltara ao normal assim que a energia elétrica e o sistema de pressão da água forem normalizados, não alterando o cronograma e nem o horário de abastecimento das manobras.

O coordenador da Cedae de Angra, Mauro Coutinho, revela que cerca de 60% da água é desperdiçada do país. Para ele não bastam esforços técnicos se não houver cooperação da comunidade.

- Mesmo com essas chuvas, estamos em período de baixo volume de água nos mananciais, por isso, precisamos combater o desperdício. Estamos trabalhando em conjunto para que, em curto prazo, possamos sanar a falta de água nas casas. É importante ressaltar que todos precisam ter um reservatório (caixa d‘água), para não ficarem sem água no período de manobra - lembrou Coutinho.

CRONOGRAMA DE MANOBRAS DA REGIÃO CENTRAL:

Nos dias pares as manobras serão direcionadas para a Japuíba, Nova Angra, Morro do Peres, Morro do Carmo, Morro da Fortaleza, Parque das Palmeiras, Marinas e Centro.

Nos dias ímpares, o direcionamento será para o Belém, Ribeira, Morro do Santo Antônio, Morro da Carioca, Morro do Abel e Morro da Caixa D‘Água.

Secretarias relacionadas: SAAE