Prefeita de Angra leva demandas ao governador Pezão

Temas como saúde, segurança pública e meio ambiente estiveram na pauta

Quinta-Feira, 27/11/2014 | Serviço Autônomo de Água e Esgoto .

A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, teve sua primeira reunião de trabalho com o governador reeleito do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, nesta quarta-feira, 26, no Palácio Guanabara, no Rio. No encontro, do qual participaram ainda o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, e o Procurador-Geral do Município, Maurício Balesdent, a prefeita e o governador trataram de assuntos de interesse do município de Angra para o segundo mandato de Pezão. Foram tratados de temas como segurança pública, turismo e desenvolvimento, saúde, abastecimento de água, infraestrutura e meio ambiente. Segundo Conceição, os temas não foram aprofundados e vão gerar outros encontros com as secretarias de Estado envolvidas, mas, para a prefeita, a receptividade e o apreço do governador pelas demandas da população angrense foram muito significativos.

- O governador foi muito atento e carinhoso conosco e com Angra dos Reis. É um grande parceiro da cidade. Mesmo estando ainda envolvido com a montagem do Governo, nos ouviu e deu encaminhamento para os nossos pedidos. Claro que vamos voltar a conversar nas próximas semanas - previu a prefeita.

Conceição foi a primeira prefeita, entre os 91 municípios do interior do Estado, a ser recebida por Pezão desde sua reeleição, no final do mês de outubro, o que, para ela, é outro sinal de apreço do governador com a região.

Na área da segurança pública, Conceição voltou a pedir o aumento do efetivo policial na região. Há uma previsão do Governo do Estado para a abertura de um Batalhão da Polícia Militar em Itaguaí, que seria responsável pelo policiamento também de Mangaratiba, deixando a área do 33º BPM restrita a Angra e Paraty. Para a prefeita, a notícia é boa. Conceição também pediu atenção com o grupamento de Polícia Ambiental e recebeu a promessa de que a Delegacia Legal de Angra dos Reis, construída após quase 20 anos de reivindicações, deva ser inaugurada ainda em 2014.

O secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, relatou ao governador Pezão, os resultados do Hospital Geral da Japuíba, inaugurado pelo próprio Pezão em janeiro deste ano. A prefeita voltou a lembrar de uma contrapartida estadual na manutenção da unidade, compromisso assumido pelo ex-governador Sérgio Cabral. Sobre este tema, Pezão pediu que o município aguarde a definição dos gestores estaduais de Saúde para 2015 e retome o pedido. A prefeita também convidou o governador para a inauguração, em janeiro, das obras do primeiro centro de tratamento para pacientes com câncer da cidade, que será referência para sete cidades da Costa Verde e Baixada Fluminense.

- E ainda temos o Centro de Vocação Tecnológica (CVT) da Japuíba, cuja obra está bem adiantada. Espero que o governador possa estar conosco também nesta data - adiantou Conceição.

Outros temas tratados foram obras de infraestrutura, por meio do programa Somando Forças, a conclusão dos muros de contenção na região central da cidade e Bonfim e a questão do abastecimento de água no município, cuja gestão hoje é dividida entre a Companhia Estadual de Água (Cedae) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Estas pautas serão objeto de outros encontros, possivelmente ainda este ano.

Crédito Fotos: Bruno Itan / SECOM-RJ

Secretarias relacionadas: SAAE   |     |     |