Seca prolongada reduz ainda mais as reservas de água

Em alguns bairros, vandalismo prejudica ainda mais o abastecimento

Terça-Feira, 04/11/2014 | Serviço Autônomo de Água e Esgoto .

A seca prolongada na região de Angra dos Reis continua prejudicando e reduzindo as reservas de água no município. Para piorar, alguns bairros são ainda mais penalizados pela atitude de vândalos que estão depredando as redes de distribuição. Para evitar um colapso no sistema, a Prefeitura de Angra, por meio do seu Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), está reforçando as inspeções nas redes e realizando manobras, alternando a distribuição em diferentes horários. Os lugares mais afetados pela pouca oferta de água são a Japuíba, Belém, Ribeira, Bonfim, Camorim, Jacuecanga, Água Santa e Praia do Machado, o equivalente a cerca de 40% da população.

- A equipe do Saae está toda mobilizada e sendo mantidas em regime de plantão para minimizar o desconforto dessa situação, com manobras e serviços de manutenção e reparos emergenciais. Em alguns locais, porém, temos nos deparado com situações graves de depredação e vandalismo nas redes, o que agrava ainda mais a situação - explicou o presidente do Saae/Angra, Elzadio Ferraz.

Uma das atitudes que mais prejudicam as redes são as ‘sangrias‘. Muitas casas localizadas em pontos finais de rede ou por terem reservatórios em locais mais altos acabam sendo mais penalizadas. Com a baixa pressão e o pouco volume de água, muitas vezes a água ‘não tem força‘ para chegar nesses pontos. Com os atos de vandalismo e as redes espetadas por mangueiras, registros e bombas irregulares no sistema, isso prejudica ainda mais a distribuição. No Morro do Abel, a equipe de manutenção encontrou uma camisa amarrada entupindo todo o sistema, além das ligações clandestinas.

A Prefeitura de Angra trabalha numa solução definitiva, de longo prazo, por meio de um grande projeto de abastecimento para toda a cidade, já amplamente debatido e que, neste momento, encontra-se em fase de conclusão. Até lá a conscientização da população para o não desperdício é imprescindível. O presidente do Saae/Angra pede, neste momento, mais atenção com o uso da água.

- É preciso evitar o desperdício a todo custo, combatendo vazamentos em canos, torneiras, descargas, chuveiros e caixa d‘água; fechar a torneira enquanto ensaboamos a louça e nos ensaboamos no banho, escovamos os dentes, fazemos a barba, evitar lavar carros e calçadas com mangueiras e outras ações simples no dia a dia, além de termos reservatório para armazenamento - alerta Elzadio Ferraz.

O Saae/Angra pede ainda que os munícipes denunciem problemas ou irregularidades nas redes de água, pelo telefone (24) 3377-6551 e nos finais de semana e feriados, no telefone de plantão, que é (24) 3365 -4700.

Secretarias relacionadas: SAAE