A Prefeitura de Angra apresenta para a população o Plano Municipal de Saneamento. As reuniões acontecem no próximo mês no Centro, Parque Mambucaba, Jacuecanga e Abraão. A cidade recebeu um investimento de R$ 400 mil para viabilizar o projeto. O recurso é oriundo do Comitê de Bacias, organismo vinculado ao Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea/RJ). O Plano a ser desenvolvido abrangerá as áreas de água, esgoto e drenagem. As comunidades terão a oportunidade de participar e intervir no projeto.
O Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento de planejamento que irá estabelecer diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento. O projeto contempla um plano de diagnóstico da situação atual que servirá de base para ações futuras que permitam o avanço na gestão de recursos hídricos, em especial, na política de saneamento.
Segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande, Angra e Paraty, Pedro França Magalhães, engenheiro da Defesa Civil, a participação da população é fundamental para a aprovação do plano, pois ela vai poder intervir no projeto, de acordo com as necessidades especiais de cada bairro. Todo o plano está sendo supervisionado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do município.
Dias das reuniões:
Dia 3 de novembro, às 19h, na Casa de Cultura do Abraão, na Ilha Grande;
Dia 4 de novembro, às 19h, na Escola Municipal Frei Bernardo, no Parque Mambucaba;
Dia 5 de novembro, às 19h, no Ciep 302 Charles Dickens, em Jacuecanga;
Dia 6 de novembro, às 19h, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), no Centro.