Escassez ameaça abastecimento de água em Angra

Saae recomenda mudança de comportamento e uso racional da água

Sexta-Feira, 10/10/2014 | Serviço Autônomo de Água e Esgoto .

A ausência de chuvas e a escassez de água nos reservatórios e sistemas de abastecimento da cidade estão ameaçando o abastecimento em Angra dos Reis. Por causa do longo período sem chuvas, os mananciais estão com volume bem baixo e a Prefeitura de Angra dos Reis e o seu Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) recomendam o uso racional da água. Uma campanha de conscientização será iniciada nos próximos dias, prevendo, inclusive, o risco de desabastecimento em algumas regiões. Além do tempo seco, o Saae aponta o desperdício como um dos fatores de risco neste momento.

- Enquanto não há chuva, é importante uma conscientização efetiva da população, afinal não basta um ou dois dias de chuva para normalizar a situação. Estamos pedindo a atenção da população para evitar o desperdício e combater vazamentos e uso indevido, além de denunciar ligações clandestinas - alerta o presidente do Saae Angra, Elzadio Ferraz.

Outra recomendação importante do Serviço de Água e Esgoto diz respeito à necessidade de reservatórios residenciais e comerciais (caixas d‘água e cisternas). É recomendada a instalação desses reservatórios para que a água possa ser acumulada e administrada de forma mais eficaz.

Apesar da estiagem, o Saae tem realizado várias ações de reforço na captação, armazenagem e distribuição. Isso está evitando o colapso do sistema, embora o mesmo seja dependente do aumento na oferta de água. Cerca de 80% dos mananciais que atendem ao município estão com volume crítico. Sem chuvas, a situação pode agravar-se. O esforço das equipes do Saae/Angra em todo o município incluem manobras, manutenção e reparo nos sistemas e redes de distribuição e investimentos.

- A consciência é a melhor arma para evitar o racionamento. Infelizmente ainda se vê pessoas usando indevidamente mangueiras para lavagem de carros e calçadas, canos, registros e torneiras com vazamentos e até vandalismo e depredação de bombas e canos de distribuição. Depredar ou fazer ligação clandestina em um sistema de abastecimento de água beneficiam poucos e deixa a maioria prejudicada - lembra Elzadio Ferraz.

Durante este período de estiagem, o Serviço de Água e Esgoto está alternando as manobras em alguns bairros, onde passaram a ser feitas à noite. Os registros são fechados durante períodos do dia, na tentativa de acumular mais volume e melhorar a pressão na distribuição à noite. Mesmo assim, em locais mais altos, o abastecimento poderá não ser satisfatório devido à baixa pressão.

Além disso, equipes de plantão da autarquia contam com reforço de carros-pipa. O Saae/Angra pede que os consumidores denunciem abusos e vazamentos, ajudando a evitar mais transtornos, ligando para (24) 3377-6551 (de segunda a sexta) ou (24) 3365-4700, nos finais de semana..

Secretarias relacionadas: SAAE