A Prefeitura de Angra, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), está realizando uma operação em seus sistemas de reservatório e abastecimento para garantir que a água chegue nas torneiras dos cidadãos de toda a cidade, devido a uma forte estiagem que atinge o município há 16 dias.
Todos os reservatórios dos mananciais que abastecem a região entre a Japuíba e a Monsuaba, incluindo a região central do município, estão operando com menos de 10% de sua capacidade. Na região da Jacuecanga o Saae está enfrentando a pior situação, onde a barragem, que tem capacidade para 3.600 m³ de água e 9 metros de profundidade, está com apenas 70 cm de água.
Visando garantir o abastecimento na região da Jacuecanga, a equipe técnica do Saae vai alterar as manobras em turnos. A partir dessa terça-feira, 16, os registros serão fechados durante o dia, com o objetivo de acumular volume na barragem e melhorar a pressão para a distribuição, que será feita apenas no turno da noite. No restante da cidade, os engenheiros do Saae decidiram manter as manobras diárias, mas estão estudando intervenções para os próximos dias, se não chover.
- Apesar das nossas manobras, o abastecimento pode não ser satisfatório para atender plenamente todo o sistema. Enquanto não chove, é importante a conscientização da população poupando água. Uma chuva de um ou dois dias de chuva não resolverá o problema. Por isso o Saae pede a colaboração da população para evitar o desperdício - alerta o presidente do Saae Elzadio Ferraz.
O Saae está trabalhando para atender da melhor maneira todos os bairros, com equipes de plantão e caminhões pipa trabalhando em todo o município. O telefone do Saae, para a comunicação de problemas no abastecimento de água é 3377-6551.
Angra passa por forte estiagem
Saae está realizando operação para garantir abastecimento na Jacuecanga