Com o tema “Acelerar a restauração da terra“, a Semana do Meio Ambiente terá início na quarta-feira, 5 de junho, em Angra dos Reis. O objetivo do evento é celebrar a natureza exuberante do município e conscientizar sobre a importância da preservação ambiental.
Organizada pelo Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR), a semana terá início com uma caminhada ecológica em homenagem ao Dia Internacional do Meio Ambiente. A concentração será no Cais de Santa Luzia, às 8h, e o percurso passará por ruas da cidade, terminando na Praça do Carmo. Durante o evento, a equipe de Educação em Saúde Ambiental estará presente, assim como os personagens dos mosquitos Aedes aegypti.
No mesmo dia, às 10h, acontecerá a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente na Praça General Osório. O evento contará com a participação da Banda do Colégio Naval, além de uma campanha educativa sobre o tema.
Bem-Estar Animal
Além das atividades relacionadas ao meio ambiente, a Semana do Meio Ambiente também contará com ações voltadas para o Bem-Estar Animal. Durante a caminhada ecológica, haverá a “Cãominhada“, onde serão compartilhadas informações sobre o Bem-Estar Animal. Os participantes poderão levar seus cães de estimação, mas é importante observar as restrições de levar gatos, cadelas no cio e cães agressivos. Será necessário levar água para os cães e sacos para recolher as fezes dos animais.
Ao final do evento na Praça General Osório, haverá ações de incentivo à adoção responsável de animais, com a divulgação de panfletos sobre a guarda responsável em braille, para deficientes visuais, e em tamanho maior para pessoas com baixa visão.
No dia 7 de junho, acontecerá o 3° Fórum do Bem-Estar Animal, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), a partir das 8h30. O evento contará com palestras relevantes sobre a causa, incluindo a importância das políticas públicas para os animais e a atuação dos médicos veterinários no resgate de animais em desastres. Os participantes poderão solicitar certificados digitais de participação.
Além disso, o evento contará também com o III Fórum de Unidades de Conservação, com palestras sobre a Visão Caiçara, com o indígena Almir Tã, e sobre os Tubarões Cariocas, com Fernanda Lana.
Conheça a programação
06/06 – Manhã e tarde com trilha no Parque da Cidade, na Enseada, e roda de conversa com o IMAAR. Presença da Secretaria de Saúde – equipe de Educação em Saúde Ambiental.
07/06 – Centro de Estudos Ambientais (CEA):
08h30 - Recepção com coffee break;
08h30 - Secretaria de Saúde – Equipe de Educação em Saúde Ambiental;
9h - Apresentação Bem-Estar Animal e 3º Fórum do Bem-Estar Animal
09h30 – Palestra com Fernanda Campista (médica veterinária);
10h20 – Palestra com Marcelo Pereira (biólogo, coordenador do CCPAD Niterói);
11h10 – Palestra “Tubarões cariocas: guardiões dos oceanos”, com Fernanda Lana;
12h – Almoço;
13h30 – Retorno;
13h30 – Secretaria de Saúde – Equipe de Educação em Saúde Ambiental;
14h – Palestra “Visão caiçara na sustentabilidade” com Almir Tã;
14h30 – III Fórum de Unidades de Conservação
16h – Palestra “Tubarões cariocas: guardiões dos oceanos”, com Fernanda Lana.
10/06 a 14/06, 17/06 a 20/06 e 24/06 a 28/06 – Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Angra dos Reis
21/06 – Blitz educativa na Praia do Anil, com a Superintendência de Bem-Estar Animal, das 9h às 11h
23/06 – Evento ParCão, no Parque das Palmeiras:
14h às 17h – 1º ArraiAU de Angra dos Reis com a Superintendência de Bem-Estar Animal (com encontro de cães, desfile de cães para adoção, desenhos educativos, sorteio de brindes, pula-pula e pipoca).
03/07 – Ações na Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, na Vila do Abraão – palestra com o Bem-estar Animal, distribuição de panfletos e roda de conversa sobre “arboviroses do território”.
04/07 – Ações no Centro Cultural Constantino Cokotós, Vila do Abraão: música educativa com o Bem-Estar Animal, palestra, gincana com limpeza na praia, campanha educativa e presença da Secretaria de Saúde com distribuição de panfletos e roda de conversa sobre “arboviroses do território”
05/07 – Apresentação das crianças da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, na Vila do Abraão, palestra no Centro Cultural Constantino Cokotós, gincana com limpeza na praia, campanha educativa e presença da Secretaria de Saúde com distribuição de panfletos e roda de conversa sobre “arboviroses do território”.