Novos conselheiros do CMUMA participam de primeira reunião

Objetivos, funções e informações gerais a respeito do Conselho Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente foram discutidas em encontro no CEA

Quarta-Feira, 29/03/2023 | Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis .

Os novos conselheiros do Conselho Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (CMUMA) participaram, na manhã de terça-feira, 28 de março, de uma reunião inicial da organização, com o intuito de debater os objetivos, as funções e informações gerais relacionadas ao conselho. O CMUMA tem como objetivo viabilizar a participação da população e de variadas associações da sociedade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano, consolidando uma gestão democrática dos assuntos pertinentes ao urbanismo e ao meio ambiente.

A reunião aconteceu no Centro de Estudos Ambientais (CEA). O novo conselho foi formado por meio do edital de chamamento público número 02/2022/IMAAR (BO 1604 de 2022), para composição do Conselho Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, que conta com 12 novos membros e atuará no biênio 2023/2025.

Os representantes estão distribuídos da seguinte forma: um representante das entidades de classe – arquiteto; um das entidades de classe – engenheiro; quatro das associações de moradores, sendo um representante por localidade distrital; um de entidade do segmento comercial; um de entidade do segmento rural; um de entidade do segmento sindical; um de entidade do segmento turístico; um de entidade do segmento pesqueiro; um de entidade ambientalista.

Todos os representantes do poder público municipal e da sociedade civil, assim como toda a população, podem participar das reuniões também, mas somente os conselheiros têm direito a voto.