Em agosto de 2022, o Instituto de Meio Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) deu início às pesquisas com câmera trap no Parque da Cidade, com o objetivo de oferecer melhor suporte às condições de vida das espécies do habitat. Agora, em fevereiro de 2023, a equipe do Imaar realizou a instalação de mais uma câmera na localidade.
A expectativa é que cada câmera fique na mesma localidade durante o período de um ano. Desta forma, o equipamento produzirá imagens suficientes para que seja criado um acervo digital da rica fauna do Parque da Cidade, possibilitando que o material possa ser usado como base de estudo para alunos durante a produção de trabalhos acadêmicos. Além das vantagens ambientais proporcionadas pelo monitoramento da fauna, a utilização das câmeras permite que o município possa aumentar a sua pontuação no ICMS Ecológico.
Ao longo dos meses, a primeira câmera instalada realizou a filmagem de gambás, lagartos, lebre-do-mato e outros animais da fauna do parque. Por meio de uma ceva composta de frutas, os animais são atraídos até a localidade para que possam ser analisados e estudados pelas equipes do Imaar. Com o avanço do monitoramento, a expectativa é que novas câmeras sejam instaladas ao longo do Parque da Cidade, proporcionando um estudo mais amplo do local.