Representantes da Secretaria de Planejamento e Parcerias da Prefeitura de Angra participaram nessa quinta-feira, 21, de uma visita técnica ao Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em Cuiabá. Estiveram presentes gestores públicos municipais, agentes de desenvolvimento e colaboradores do Sebrae Rio.
– Foi muito importante essa vinda à Cuiabá para conhecermos todo o know-how e a expertise do Sebrae. Participamos de palestras sobre ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e sobre ESG (Ambiental, Social e Governança) que é uma nova política empresarial que pode ser aplicada também na gestão pública. Estamos trabalhando em uma linha para transformar o completamente o governo municipal no âmbito digital, com forte viés de inovação – comentou André Pimenta, secretário de Planejamento e Parcerias.
Além de Angra dos Reis, os municípios de Areal, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Iguaba Grande, Itaboraí, Macaé, Miracema, Niterói, Paraty, Queimados, Rio de Janeiro, Saquarema, Teresópolis, Trajano de Moraes, Varre Sai e Volta Redonda foram representados.
– O objetivo dessa missão é apresentar as boas práticas das iniciativas de inovação e sustentabilidade aos interlocutores das prefeituras do Estado do Rio de Janeiro, além de realizar a troca de experiências e o fortalecimento da rede de gestores e agentes de desenvolvimento, com o intuito de desenvolver um conjunto de políticas públicas que tragam benefícios à população e aos empreendedores locais – comentou Juliana Lohmann, analista do Sebrae Rio, Especialista em Políticas Públicas.
A programação de quinta-feira, 21, contou com palestra do Diretor Superintendente do CSS, José Guilherme, seguido de visita técnica ao espaço, apresentação do projeto Cidades Empreendedoras e Sustentáveis e palestra com Leonardo Kozak, agente de desenvolvimento do município de Sorriso-MT, cidade ganhadora do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022 na categoria estadual de Sala do Empreendedor.
– O governo de Angra dos Reis está com vários projetos em andamento no mote de sustentabilidade e inovação. Temos, por exemplo, o IPTU Verde, que criamos junto ao IMAAR, e que oferece isenção do imposto a cidadãos que exerçam práticas sustentáveis em seus imóveis, como reuso de água, captação de energia solar entre outras. Temos também os projetos do Parque Tecnológico do Mar, do Centro Administrativo Sustentável, do Cidade Inteligente, do Parque da Chácara e do Parque da Cidade – destacou André Pimenta.
Após pausa para o almoço, o encontro contou com a apresentação do Projeto de Gestão Sustentável Interna do Sebrae Mato Grosso e uma palestra sobre ESG (Ambiental, Social e Governança) com a equipe de Sustentabilidade nos Pequenos Negócios do Sebrae. As atividades na programação de sexta-feira, 22, foram as oficinas da agenda ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), elaboradas pela ONU.
– Assim como em nossa Carteira de Projetos, produzida em 2021, iremos implementar as ODS no nosso PPA de 2023. O desenvolvimento econômico que o nosso prefeito espera se estrutura com solidez no viés sustentável, social e de governança pública. Essa tríade é a base central para se alcançar o desenvolvimento econômico de forma integrada. A gestão de transformação que nosso governo tem instituído pelas políticas públicas praticadas e continuadas é desenvolvida com o objetivo de se deixar um legado no município – frisou o secretário.