O Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) realizou um trabalho de ordenamento e recuperação ambiental da orla da Vila Histórica de Mambucaba. A ação se concentrou na área de restinga. O trabalho foi iniciado em 2019 e chegou a ser interrompido devido à pandemia, sendo retomado em 2021 e recentemente finalizado.
O projeto é contínuo e será monitorado. Dentre os objetivos estão a recuperação da vegetação de restinga, melhoria da qualidade de vida de moradores e banhistas, amenização do clima, revitalização da orla, ordenamento do uso do solo, valorização da paisagem e controle do acesso de veículos à faixa de areia.
O trabalho incluiu toda a extensão da praia da Vila Histórica. A equipe do instituto fez as delimitações físicas das áreas replantadas com mourões de eucalipto, para assegurar que a vegetação se desenvolva e se estabeleça.
- É importante que moradores e visitantes abracem esse projeto e não pisem nessas áreas delimitadas que estão sendo restauradas, respeitando as passagens de pedestres. Vedamos o acesso de veículos particulares à areia da praia, sendo permitidos somente veículos dos órgãos públicos para serviços específicos. Com a colaboração de todos, o projeto se desenvolve melhor – disse Fillipe Motta, superintendente do Imaar.