Nessa terça-feira, dia 8, o Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar), por meio de sua Superintendência de Bem-Estar Animal, em ação conjunta com a Polícia Civil (166ª DP), realizou fiscalização de maus-tratos, que resultou na apreensão de dois cães da raça Pitbull. Os animais estavam confinados em uma residência totalmente insalubre, no bairro Belém, sem alimentação e água por várias semanas. A alimentação dos animais vinha sendo realizada esporadicamente por cima do muro da casa, e eles apresentavam sinais de desnutrição.
“Os animais agora seguem para um lar temporário, onde se recuperarão de doenças causadas pela falta de alimentação e cuidados”, disse a diretora do Departamento de Bem-Estar Animal, a veterinária Karen Ururahy. Segundo a superintendente de Bem-Estar Animal, Lia Freitas, a ação só foi possível devido a pessoas que se disponibilizaram a ofertar o lar temporário para a recuperação dos animais, até que os mesmos sejam castrados e colocados para adoção.
As denúncias de maus-tratos devem ser feitas por meio do e-mail bemestaranimal@angra.rj.gov.br e precisam conter dados como o endereço da ocorrência (com ponto de referência), fotos ou vídeos que comprovem a situação de maus-tratos, um breve relato do ocorrido e, se possível, o nome do infrator.
A Superintendência de Bem-Estar Animal realiza serviços como atendimento emergencial para animais de rua, castração de cães e gatos de rua, além de campanhas de adoção e fiscalização de maus-tratos. Cabe ressaltar que o atendimento emergencial realizado pelo departamento é apenas para animais de rua. No caso de animais domiciliados, a lei municipal 3.771/18 determina que a obrigação de providenciar atendimento médico-veterinário é do próprio tutor.