O sol forte e a temperatura nas alturas contribuíram, e muito, para que Angra dos Reis recebesse milhares de turistas nesse feriadão de Carnaval, apesar de não ter tido desfile de blocos ou qualquer outra programação pública na cidade, devido à pandemia.
De acordo com o presidente da TurisAngra, os meios de hospedagem da cidade tiveram uma taxa de 88% de ocupação no Carnaval, ficando à frente inclusive da capital Rio de Janeiro com 86%, e Búzios, com 84%.
Cerca de 18 mil pessoas estiveram hospedadas em hotéis e pousadas do município e outras 6 mil passaram pela Estação Santa Luzia, no Centro, de onde saem os passeios de escuna pelas ilhas, conhecidos como day use. Soma-se a esses turistas aqueles que ficaram hospedados em casas de veraneio.
Toda essa movimentação garantiu à economia angrense uma injeção de R$ 4 a 5 milhões, segundo o presidente da TurisAngra. E a agitação em Angra não foi apenas por terra e mar. O aeroporto realizou, somente na sexta-feira (25), 174 pousos e decolagens de aeronaves.
- Foi um Carnaval muito bom para todo mundo, para os turistas, empresários e operadores de turismo. Tenho certeza de quem esteve aqui vai querer voltar – afirmou o presidente da TurisAngra.
ORDENAMENTO
Com o aumento na população flutuante, são sempre necessárias algumas ações para ordenar o turismo e assim proporcionar aos visitantes uma estadia positiva na cidade.
De sexta-feira (25) até a manhã de quarta-feira (2), foram realizadas barreiras nas entradas da cidade, com o objetivo de conter o turismo ilegal. Como resultado desses seis dias, dois ônibus de fretamento turístico, que não tinham a autorização para entrar em Angra, tiveram que retornar às suas cidades.
Uma equipe formada por funcionários da TurisAngra, Secretaria de Segurança Pública, Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) e Unidade de Polícia Ambiental (Upam) esteve no sábado (26), na Praia da Sororoca. No local eles acabaram com campings ilegais e notificaram táxi boats, estabelecimentos e comércios ambulantes que funcionavam sem licença.
Ainda no sábado (26), na Praia de Japariz, na Ilha Grande, houve ação de ordenamento e funcionários da TurisAngra aproveitaram para realizar uma pesquisa de satisfação com os turistas.
A TurisAngra esteve todos os dias com suas equipes em terra e no mar, orientando os operadores turísticos quanto à ordem. Suas ações contaram com o apoio de outros setores da prefeitura, como Postura, Trânsito, Segurança Pública e Imaar. Nenhum incidente grave foi registrado, e todas as situações de emergência foram rapidamente resolvidas.