Importante ferramenta para diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade, o castramóvel de Angra dos Reis foi inaugurado hoje (30) com uma solenidade, seguida de sua primeira cirurgia de castração, que foi realizada em um cachorro.
O evento, que aconteceu no Cais de Santa Luzia, local onde o trailer ficará fixado neste primeiro momento, contou com a presença do prefeito, do presidente do Instituto Municipal do Meio Ambiente de Angra dos Reis (Imaar), de diversos secretários municipais e de cinco vereadores, incluindo a presidente da Comissão Legislativa de Proteção e Defesa dos Animais.
- Hoje para mim é um dia de felicidade, de alegria. Todos sabem o quanto eu levanto a bandeira dos peludinhos, faço isso desde antes de ser vereadora. O castramóvel foi uma das minhas primeiras indicações. Muitas vezes, me sentei junto com os protetores para discutir essa questão. O castramóvel agora é uma realidade linda e eu agradeço ao prefeito - afirmou a presidente da Comissão Legislativa de Proteção e Defesa dos Animais.
O castramóvel é um trailer, totalmente equipado e adesivado, que vai rodar a cidade esterilizando os animais de rua e, assim, ajudando a controlar a população de cães e gatos. A unidade móvel possui sala pré-operatória, centro cirúrgico e uma salinha de repouso pós-operatório para abrigar até cinco animais. É também o maior castramóvel do Brasil e conta até com banheiro.
- Hoje é um dia de muita felicidade para a gente e eu quero parabenizar os protetores. Se não fosse o trabalho de vocês, junto com o Departamento do Bem-Estar Animal, não estaríamos aqui. Em tão pouco tempo, estamos obtendo muitas conquistas - destacou o presidente do Imaar.
As castrações começam de imediato. Cerca de 300 animais que fizeram parte de campanhas de doação, realizadas ou apoiadas pela Prefeitura, terão prioridade. Em seguida, serão esterilizados animais de rua. Na segunda fase do projeto, será aberto um cadastro para a realização de cirurgias de animais com tutores, que vivem no Centro e nos morros próximos.
Posteriormente, será criada uma comissão formada por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e protetores para planejar as próximas ações e decidir qual será o cronograma de bairros a ser seguido pelo castramóvel.
- O castramóvel é uma conquista maravilhosa! Nós, protetores, sabemos como é difícil uma castração animal, é muito cara e ainda temos outros gastos. O castramóvel agora vai resolver tudo, vai evitar que os cachorros procriem, que briguem entre eles. Sou protetora há cerca de sete anos e hoje está sendo o dia mais feliz da minha vida – disse a microempreendedora, Luciana Bezerra Campos.
A unidade móvel foi adquirida com verba do Fundo Municipal do Meio Ambiente e contará com uma equipe de quatro veterinárias, trabalhando de segunda a sexta-feira. O objetivo é alcançar a marca de 200 castrações por mês.
- Procuramos ouvir os protetores. Tudo o que queremos fazer é ouvindo vocês, que protegem os animais. Uma das melhores formas de diminuir o número de animais abandonados é fazendo a castração, assim não veremos tantos animais pelas ruas. Neste primeiro momento, o castramóvel estará no Centro, mas depois vai estar em todo o município - frisou o prefeito, que lembrou a ajuda de uma deputada federal, que doou R$ 120 mil em emenda parlamentar para a causa animal da cidade.
Outra novidade anunciada durante a cerimônia de inauguração do castramóvel é que o Imaar, por meio do Departamento do Bem-Estar Animal, realizou um chamamento público para a contratação de clínicas veterinárias. Elas irão receber animais sem raças definidas, conhecidos popularmente como “vira-latas”, que precisarem de cirurgias como as ortopédicas e de hérnias.
Castramóvel é entregue e objetivo é de 200 cirurgias mensais
Bichinhos adotados em campanhas apoiadas pela Prefeitura e os animais de rua terão prioridade na esterilização