Durante a ação que está reforçando a proteção ambiental na Ilha Grande, foi constatado um caso de desmatamento de aproximadamente 1.000 m² em uma área de proteção permanente. O patrulhamento foi feito na quinta-feira, 23, por profissionais da Unidade de Polícia Ambiental (Upam), com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar).
Os agentes questionaram moradores sobre a origem do desmatamento, mas não obtiveram mais informações. Nenhum suspeito foi localizado, e nenhuma placa ou qualquer outro tipo de identificação que pudessem atestar a legalidade do empreendimento foram encontrados. Foram feitos registro de ocorrência e, por parte da prefeitura, um auto de embargo.
É importante destacar que a população pode denunciar crimes ambientais através da linha verde do Disque-Denúncia. As informações podem ser passadas pelo telefone 0300 25 311 77, com o preço de uma ligação local, ou pelo aplicativo Disque-Denúncia RJ. Em todos os casos, o sigilo é garantido.