Envolvidos em crime ambiental na Jurubaíba são localizados

Interceptação aconteceu em uma ação conjunta entre Secretaria de Segurança Pública e TurisAngra, na Praia do Bananal

Sexta-Feira, 27/10/2023 | Fundação de Turismo de Angra dos Reis .

Atualizado às 17h30 do dia 29/10/2023


Uma operação realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e pela TurisAngra interceptou a embarcação dos suspeitos pela depredação do coqueiro da Praia da Jurubaíba, na Ilha da Gipoia. De acordo com denúncias feitas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Disk Denúncia e TurisAngra, os envolvidos no caso estariam em uma pousada na Praia do Bananal, na Ilha Grande.

Ao chegarem no local, na manhã desta sexta-feira (27), a equipe encontrou o grupo já embarcado para se deslocar ao Centro de Angra. Ao serem abordados, os responsáveis pela excursão de alunos afirmaram que pretendiam relatar os fatos para as autoridades na cidade de origem do grupo. Entretanto, a equipe da Segurança Pública informou que os envolvidos deveriam ser encaminhados para o 166ª DP, em Angra dos Reis. Ao todo, cerca de 30 pessoas foram conduzidas à delegacia.

Por se tratar de uma escola ambiental, os responsáveis pela excursão solicitaram a isenção do guia turístico, pois já contavam com um profissional da área na equipe. Porém, como visto nas imagens divulgadas e no estrago causado no coqueiro da Praia Jurubaíba, a fiscalização do responsável não foi executada da maneira correta.

- Desde o ocorrido, na última quarta-feira, as equipes da Prefeitura estão trabalhando incessantemente para que os culpados pelo vandalismo sejam punidos. A Praia da Jurubaíba, além de ser um grande ponto turístico da nossa cidade, também é um importante monumento que representa toda Angra dos Reis, por isso continuaremos acompanhando o trabalho das autoridades policiais para que os responsáveis não saiam impunes – comentou o secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa.

Após a apreensão, uma equipe da Prefeitura, formada por profissionais da área ambiental, como agrônomos e engenheiros, se deslocou até Praia da Jurubaíba para a realização de uma força tarefa de recuperação do coqueiro.

- Estamos enviando uma equipe para ser feita a tentativa de recuperação deste importante símbolo ambiental de Angra dos Reis. Vamos fazer uma avaliação do local para que possamos entender toda a situação e definir as melhores ações para uma possível recuperação – afirmou o presidente da TurisAngra, Marc Olichon.

O ato de vandalismo na Praia da Jurubaíba pode ser enquadrado como crime ambiental, previsto nos artigos 38, 40, 50 e 54, entre outros, da Lei 9.605/1998, passível de multa e de pena de reclusão e/ou detenção. Em casos como este, onde há a confirmação do crime ambiental, a Prefeitura de Angra solicita que a população ajude a denunciar os responsáveis pelo número do Disk Denúncia: 0300 2531177.