A TurisAngra participou nos dias 22 e 23 deste mês de uma visita técnica ao complexo das usinas nucleares de Angra dos Reis. Todos os funcionários e estagiários da fundação de turismo puderam conhecer de perto esse que é um importante atrativo para o turismo científico na cidade.
A usina oferece visitas guiadas que permitem aos visitantes que chegam ao local explorar as instalações e aprender sobre o processo de geração de energia nuclear. Durante a visita, os guias explicam os princípios da física nuclear, o ciclo do combustível nuclear e os sistemas de segurança da usina. Angra é considerada a capital da energia nuclear do país, pois a cidade abriga a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), administrada pela Eletronuclear, que é formada pelas usinas nucleares Angra 1, 2 e 3 (ainda em construção).
- Foi muito enriquecedor conhecer mais essa importante ferramenta do turismo da nossa cidade que é o turismo técnico e científico e muitas vezes é pouco abordado e está disponível para população angrense e para os visitantes da nossa cidade – comentou Ethel Duveen, coordenadora técnica de Operações Turísticas da TurisAngra.
Localizado às margens da Rodovia Rio-Santos (BR-101) está o Observatório Nuclear (ON), centro de visitação da empresa, localizado às margens da Rodovia Rio-Santos. Os visitantes podem desfrutar, gratuitamente, de um espaço moderno e interativo que apresenta informações a respeito da geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares, da história da energia nuclear no Brasil e dos cuidados que a Eletronuclear tem com a sociedade e com o meio ambiente. O local é aberto ao público de segunda a sexta, das 8h às 16h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h, a entrada é gratuita e sem necessidade de agendamento.
Os visitantes aprendem sobre os diversos sistemas de segurança, protocolos de resposta a emergências e medidas de proteção radiológica e têm a oportunidade de aprender sobre o papel da energia nuclear na matriz energética do Brasil e no mundo. Eles também podem entender os benefícios e desafios associados à energia nuclear, bem como seu impacto ambiental.
A Usina Nuclear de Angra dos Reis está localizada no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. É composta por duas unidades de geração de energia nuclear: Angra 1 e Angra 2.
O turismo científico na Usina Nuclear de Angra dos Reis é uma experiência que permite aos visitantes conhecerem de perto o funcionamento de uma usina nuclear e aprenderem sobre energia nuclear, segurança nuclear e seus impactos na sociedade.
- A ideia é garantir que nossos profissionais da TurisAngra estejam preparados para ajudar na divulgação de todos os atrativos turísticos de Angra dos Reis, o turismo científico ainda é pouco conhecido, mas é algo que planejamos incluir nos nossos roteiros para que os turistas que se interessem pela área possas vivenciar essa experiência que conhecemos de perto – explicou o presidente da TurisAngra, Marc Olichon.