Somente em 2022, Angra dos Reis recebeu mais 1,4 milhão de turistas, movimentando o comércio local e gerando emprego e renda. Para que os moradores da cidade sejam contemplados com novas oportunidades, a Prefeitura está buscando meios para viabilizar a construção de um Centro de Excelência em Profissionalização de Turismo. A verba para tornar o projeto realidade virá de um convênio de emenda parlamentar, no valor de R$ 5,5 milhões, provenientes do Ministério do Turismo.
Recentemente, o secretário de Planejamento, André Pimenta, e o presidente da TurisAngra, Marc Olichon, estiveram no Senac Rio, em Copacabana, para conhecer a estrutura utilizada nos cursos que a instituição oferece. Os representantes de Angra foram recebidos pelo diretor de Operações do Senac, Paulo Teixeira, a gerente da Unidade Senac Copacabana, Daniela Serra, e a executiva de contas Costa Verde, Safyra Ferraz.
- Nossa visita foi para conhecer a estrutura do Senac Copacabana para que nossos arquitetos e engenheiros tenham base para elaborar o projeto do Centro de Excelência em Profissionalização de Turismo do município, onde vamos oferecer diversos cursos à nossa população – informou o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta.
O objetivo da Prefeitura é que no Centro de Excelência em Profissionalização de Turismo de Angra dos Reis os moradores tenham a oportunidade de obter formação em cursos como Massoterapia, garçom, barman, café, camareiro, recepcionista, cozinheiro, somelie e cumim e, assim, conseguir uma colocação no mercado de trabalho.