Após quatro anos sem atividades, o Conselho Municipal de Turismo de Angra dos Reis (Comtur) foi reativado. A cerimônia de posse dos novos membros aconteceu nesta quinta-feira, 20 de outubro, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), e contou com a presença de autoridades.
As câmaras setoriais do Comtur são compostas por associações, entidades e órgãos do governo ligados direta ou indiretamente ao turismo. São 22 cadeiras ocupadas por titular e suplente.
O Conselho Municipal de Turismo é um órgão consultivo e deliberativo que tem por finalidade coordenar, incentivar e promover o turismo no município de Angra dos Reis. Uma vez ao mês, o conselho se reúne para discutir demandas relacionadas ao turismo.
Segundo o presidente da TurisAngra, Marc Olichon, todo o trade turístico ganha com a volta do conselho.
- O turismo tem que ser sustentável não só em relação ao meio ambiente, mas também para o empresário. Tem que gerar emprego e renda. O conselho está aqui para nos ajudar. Quando assumi a TurisAngra, uma das minhas metas era trazer o conselho de volta. Nessas reuniões mensais, cada câmara traz sua demanda. Posteriormente, elas são levadas ao governo - explicou Marc.
O membro Norberto Silvestre Gomes, presidente da Associação de Barqueiros de Angra dos Reis, falou que este retorno é muito positivo.
- A primeira atividade turística do município foi a nossa. Agora com os investimentos previstos na cidade, como a Marina São Bento, ampliação do aeroporto, nossa atividade vai “bombar” - disse Norberto.
Para a representante da Associação dos Guias de Angra, Ana Maria da Silva, o retorno do conselho é importante, já que o turismo em Angra é muito forte.
- Estamos fazendo parte disso. É o reconhecimento do guia. Quando o turista chega e quiser conhecer a cidade, nós fazemos esse trabalho, estudamos para isso. Estamos felizes em participar – comentou.
O secretário de Governo da Prefeitura, Cláudio Ferreti, participou da solenidade de posse dos conselheiros e ressaltou a importância da união do setor, para que ele cresça.
- Quem ouve, erra menos. Nossa meta é avançar no turismo e, escutando as opiniões desses novos membros, vamos conseguir, juntos, alcançar o desenvolvimento da nossa cidade com um turismo sustentável – finalizou o secretário.