As expectativas da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) em relação ao feriado prolongado de Tiradentes e São Jorge, 21 e 23 de abril, são de 90% de lotação dos meios de hospedagem na cidade, 20% a mais do que no feriado passado, que registrou cerca de 70%.
Segundo o presidente da TurisAngra, o nível de ocupação positivo é um indicador de que Angra voltou a ser bastante procurada, e isso é muito importante para a cidade, que inclusive, vai recepcionar os turistas com uma apresentação da Banda Furiosa – Samba – no sábado agora, 23 de abril, às 10h, no Cais de Santa Luzia, no Centro.
– Como comparativo, na cidade do Rio de Janeiro a previsão é de ocupação turística de 80%. Angra está preparada para receber todos, da melhor maneira possível. Será um feriadão inesquecível, com terra, sol, mar e momentos ímpares a todos que visitarem a cidade – resume o presidente da TurisAngra.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Rio de Janeiro (Abih-RJ) e HotéisRIO, a maioria dos turistas que pretende visitar o estado – e Angra dos Reis – no feriado vem de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Outra informação importante é que 14% dos visitantes são estrangeiros, uma movimentação que não era registrada há quase três anos, desde que foi declarada a pandemia de coronavírus.
Na BR-101 (Rio-Santos), o tráfego flui pelas duas faixas da pista em quase toda a extensão da rodovia, e durante o feriado, o sistema “pare e siga” entre Angra dos Reis e Mangaratiba está suspenso. O fluxo de ônibus do ‘day use’, modalidade de hospedagem diurna cuja ‘diária’ começa pela manhã e se encerra à tarde, também aumentou muito em relação ao feriado desta semana.
A fiscalização quanto às práticas turísticas também será efetuada de forma contínua, com a presença de barreira na estrada e a entrada de ônibus turísticos sendo permitida apenas mediante autorização. Nas praias, toda e qualquer situação de irregularidade será coibida durante os quatro dias do feriado prolongado, com a equipe da TurisAngra atuando juntamente ao departamento de Posturas e ao Proeis, na intenção de oferecer toda segurança aos turistas e fazer com que eles voltem sempre à cidade.
Na Ilha Grande, as restrições estão focadas apenas na localidade do Aventureiro, que segue interditada para turistas por conta dos riscos de deslizamentos e rolamentos de pedras, cenário motivado pelas chuvas do começo do mês, que registraram volumes de níveis históricos.