Representantes do Instituto Ciudades del Futuro, responsável pelo projeto “Destinos Turísticos Inteligentes”, desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do ministério do Turismo, estão em Angra dos Reis para participar de oficinas e visitas técnicas ao lado do presidente da Turisangra, Fernando Seabra, e de sua equipe. Os compromissos tiveram início na quinta-feira (26) e terminam na segunda-feira (30).
As oficinas, onde são discutidos os dados e indicadores do município, acontecem na parte da manhã, e as visitas técnicas, necessárias a fim de complementar os dados que vão compor a pesquisa do projeto, são realizadas durante a tarde.
Na quinta-feira o grupo foi em ilhas próximas ao continente e na Ilha Grande. Hoje (27) houve visita no Centro e no Corredor Turístico da Ponta Leste. Finalizando a agenda, na segunda-feira (30), outros pontos da cidade serão visitados.
O objetivo das oficinas e visitas técnicas é avaliar o cumprimento dos requisitos, fornecendo ainda os dados necessários para o diagnóstico e plano do projeto.
O projeto pretende promover e estimular o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil, transformando cidades turísticas em destinos que possibilitem experiências inovadoras e únicas aos visitantes.
Para isso estão previstos o acompanhamento da implementação das soluções relacionadas à eficiência na governança; a correta utilização de recursos públicos; o respeito às normas de acessibilidade e aos princípios de sustentabilidade; a utilização da tecnologia a favor da valorização dos destinos e seus patrimônios, da segurança e, ao mesmo tempo, que atenda às demandas dos turistas e visitantes.