Uma grande multidão aguardou, ansiosamente, a abertura da Vila Noel, na noite de domingo (8), na Praça General Osório, no Centro da cidade. Pontualmente às 19h, o prefeito, a secretária de Cultura e Patrimônio e a superintendente de Urbanização, Parques e Jardins da TurisAngra, na companhia do Papai Noel, romperam as fitas e as crianças correram para a vila, emocionadas, ocupando todos os espaços.
- É lindo ver esta praça cheia. É isso o que a gente precisa em Angra: divulgar as coisas boas que acontecem. Desejo um Feliz Natal para todas as famílias da nossa cidade e aos turistas que nos visitam. Curtam a Vila do Noel, porque ela é de vocês – destacou o prefeito.
Pessoas de todas as idades se encantaram com os detalhes da vila: casinha do Papai Noel, fábrica de brinquedos com duendes, balão e árvores iluminadas, muitas figuras lúdicas e renas que se movimentam. “Está tudo muito lindo”, disse a moradora do Morro do Carmo, Natasha Nunes, que com seu companheiro, Carlos Chaves, levou a filha Sophia, de 5 anos, para fazer um pedido especial ao Papai Noel: “Eu pedi um jogo de massinhas para brincar e também muita paz para todas as famílias da nossa cidade”, contou a pequena, que se debruçou sobre uma folha em branco para escrever uma cartinha para o bom velhinho.
A música também encantou o público. A abertura contou com a participação de Rodrigo Sax, Isaías Castro, Isaías Filho, Etiópia e a cantora do projeto Musicalizando, Maria Cecília, que emocionou com sua bela voz. Uma das canções interpretadas pelo grupo foi a ‘Natal Angra’, composta por Valdir Siqueira e o secretário de Governo da Prefeitura. Em seus versos, a música apresenta figuras que remetem à cidade e também à magia da festa cristã: “Quando uma estrela cair lá do céu e se tornar uma estrela do mar e a água salgada for fonte de mel, é hora de despertar. Vão pelas águas de Angra, dançar lindos golfinhos como um carrossel, trazendo os Reis Magos nas ondas do mar, junto com Papai Noel”.
A Vila do Noel vai poder ser visitada, gratuitamente, até o dia 6 de janeiro durante todo o dia, mas a casa do Papai Noel será aberta ao público a partir das 17h. Excepcionalmente, na véspera de Natal, dia 24, o bom velhinho estará no local pela manhã. Para complementar a programação, o público pode conferir, próximo à Vila do Noel, um mercado de Natal, com a presença de artesãos locais vendendo seus produtos, e cantatas com a participação dos alunos do projeto Musicalizando, desenvolvido nos bairros pela Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.
Além disso, quem passa pela Rodovia Rio-Santos pode conferir, em vários trevos de acesso aos bairros, lindas árvores de Natal construídas por moradores de comunidades, com o reaproveitamento de garrafas pet. Inúmeros pontos e monumentos da cidade também estão iluminados e, no Cais de Santa Luzia, uma linda árvore com luzes LED foi erguida.
CANTATAS DE NATAL NA VILA NOEL
Dia 10/12 – terça-feira
18h - Cantora Maria Cecília do Projeto Musicalizando / Polo Frade
19h – Projeto Musicalizando / Polo Frade
Dia 11/12 – quarta-feira
18h - Canto Coral Musicalizando Infantil / Polo Casa de Cultura
19h – Cantata com Circuito Music
Dia 16/12 – segunda-feira
18h – Cantora Maria Cecília do Projeto Musicalizando / Polo Frade
18h30 – Projeto Musicalizando / Polo do Frade
Dia 17/12 –terça-feira
18h – Polo Musical Educacional Yumi Imanishi Faraci / Polo Belém
19h – Canto Coral Musicalizando Adulto / Polo Casa de Cultura
Dia 18/12 – quarta-feira
18h – Escola de Música Compasso Livre
19h – Moacir Saraiva recital de violoncelo
Dia 19/12 – quinta -feira
18h – Canto Coral Musicalizando Infantil / Polo Casa de Cultura
19h – Cantata com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Dia 20/12 – sexta-feira
18h- Projeto Musicalizando Adulto e Infantil / Polo Casa de Cultura
19h – Cantata com Circuito Music