O turismo sustentável como gerador do desenvolvimento local. Este foi o tema do II Fórum Internacional de Inovação Turística (FIT), realizado nos dias 15 e 16 de setembro, na cidade colombiana de Santander. O encontro contou com a participação de Angra dos Reis, através da TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis). No evento, o presidente da TurisAngra, Carlos Henrique Souza de Vasconcelos, anunciou a adesão do município ao Laboratório Inova de Turismo, com sede na Colômbia, e que reúne universidades, organizações de turismo e entidades de desenvolvimento do setor em toda a América do Sul.
O município teve uma participação importante e de visibilidade na programação na segunda edição do FIT, através de uma palestra, ministrada pelo presidente da TurisAngra sob o tema: “O turismo sustentável como uma nova estratégia para o desenvolvimento de um território de mil ilhas”, que teve como base a fluxo de turistas que circulam pela Baía da Ilha Grande. Além de estatísticas da fundação, a apresentação mostrou estudos realizados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre a capacidade de suporte da Ilha Grande.
“O Inea fez uma palestra muito importante no I Salão de Negócios do Turismo de Angra dos Reis, em agosto. Este estudo e as ações que a prefeitura vem fazendo na Baía da Ilha Grande desde o último verão foram apresentadas em um fórum de cidades latino-americanas que convivem com o mesmo panorama”, afirmou o presidente da TurisAngra.
A segunda edição do FIT foi aberta pelo diretor executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Marcio Favila, que, em vídeo, apresentou as diretrizes do Ano Internacional do Turismo Sustentável.
Além da participação de Angra, o evento teve apresentações de especialistas de Colômbia, Chile, Equador, Portugal Peru e México. E contou com a presença de representantes de países da América Latina e do Caribe.