A Controladoria-Geral da Prefeitura de Angra realizou nesta terça-feira (8) uma oficina com servidores que trabalham no controle interno das secretarias, autarquia e fundações do governo municipal. O objetivo foi uniformizar procedimentos internos de controles e adequar esses procedimentos a mudanças propostas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) aos municípios. Dessa forma, garantindo mais transparência e eficiência nas finanças públicas.
O treinamento inclui, por exemplo, o uso da plataforma disponibilizada pelo tribunal para o município informar sobre os contratos e licitações da prefeitura, os pagamentos realizados, etc. As tarefas buscam unificar e integrar os usos do Sistema Integrado de Gestão Fiscal (Sigfis).
– O TCE tem constantemente editado resoluções para que os municípios possam informar de forma clara seus atos, e nós, da Controladoria-Geral do Município, estamos treinando para isso os funcionários de controle interno, que são nossos braços nas secretarias, fundações e autarquias. Todo mês os municípios são obrigados a passar essas informações através da plataforma Sigfis – explica o controlador-geral do município.
De acordo com o controlador-geral, essa foi é a primeira oficina deste ano e outros encontros irão ocorrer para treinamentos inerentes aos assuntos da controladoria.