Servidores ativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes, da Prefeitura de Angra e da Câmara Municipal, precisam correr para atualizarem seus dados cadastrais no censo previdenciário do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (AngraPrev). O prazo é só até o dia 11 de fevereiro.
O problema até agora tem sido a baixa adesão. O censo começou no dia 20 de dezembro e, mesmo há mais de um mês sendo feito, menos da metade dos servidores atualizaram seus dados. De um total de mais de 7 mil pessoas (entre ativos, aposentados e pensionistas), cerca de 4.600 ainda não fizeram o cadastramento on-line e nem agendaram o cadastramento presencial.
A atualização, que é obrigatória, pode ser feita pela internet, sem a necessidade do servidor ter que ir a um posto de atendimento para a apresentação dos documentos. Para isso, basta mirar a câmera para o QR Code disponível nos panfletos distribuídos em todas as repartições públicas.
Mas há também a opção do cadastramento presencial. Quem fizer essa opção precisa agendar o atendimento. A apresentação dos documentos poderá ser feita presencialmente em um dos seis postos de atendimento: na sede do Angraprev, no Parque das Palmeiras; Escola de Gestão Pública, no Centro; Coordenadoria Regional de Jacuecanga; antiga agência dos Correios, no Frade; Superintendência de Segurança, Transporte e Trânsito, no Parque Mambucaba; ou na Secretaria Executiva da Ilha Grande, na Vila do Abraão.
Uma empresa foi contratada para operacionalizar o censo e, no início deste mês, realizou uma capacitação com os recenseadores dos postos de atendimento. Essa empresa, conforme o contrato, dará suporte ao censo apenas até o próximo dia 11. Mais um motivo para os servidores se apressarem.
– Temos tido uma média de 80 atendimentos por dia nas unidades presenciais, e os servidores têm elogiado bastante o nosso atendimento, pela atenção dada e a rapidez. O cadastramento é muito rápido e necessário, para que a prefeitura conheça melhor o seu quadro funcional e possa planejar suas ações. É muito importante que todos se apressem para fazer o cadastramento sem sobrecarregar o sistema nos últimos dias - alertou a presidente do AngraPrev, Luciane Rabha, lembrando ainda que há um decreto municipal prevendo a suspensão do salário de quem não atualizar seus dados no censo previdenciário.
O servidor que precisar de mais informações pode ligar para os números (24) 3365-5260 e (24) 99835-8240 ou obtê-las no Instagram @angraprev e no site http://angraprev.rj.gov.br/. A lista de documentos necessários, que varia conforme o caso (se servidor ativo, aposentado ou pensionista), pode ser encontrada no endereço eletrônico.