Angraprev obtem selo de boa gestão do governo federal

Instituto se qualifica como bom investidor e atesta sua qualidade em critérios como transparência e governança

Terça-Feira, 31/08/2021 | Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis .

O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) tem investido em práticas de gestão para se qualificar e, com isso, tem melhorado sua avaliação no cenário estadual e nacional do setor de previdência. Na última semana, o auditor do Pró-Gestão esteve na sede do instituto, no Parque das Palmeiras, para avaliar quesitos de qualificação cumpridos pelo Angraprev. A avaliação foi positiva e, dessa forma, o instituto garantiu o selo de nível 2 no Pró-Gestão, programa do governo federal que incentiva institutos previdenciários a buscarem excelência por meio de boas práticas de gestão.

Com o selo nível 2, o Angraprev pode aumentar sua exposição em renda variável, o que significa que o instituto se torna um investidor ainda mais qualificado. Dessa forma, as possibilidades de retorno dos investimentos feitos pelo Angraprev melhoram. O que propicia mais segurança e tranquilidade para os atuais e futuros aposentados e pensionistas do município de Angra.

O Angraprev é um dos cinco municípios do estado do Rio de Janeiro a obter o selo de nível 2 do Pró-Gestão. O programa avalia os institutos no que diz respeito a melhores práticas de controle interno, governança, transparência, qualidade e funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos etc. O Pró-Gestão tem quatro níveis. Quanto mais o instituto sobe de nível, mais se qualifica como bom investidor.

O selo Pró-Gestão serve para declarar, explicitamente, que determinada situação declarada pelo instituto é verdadeira, obtida segundo procedimentos padronizados e documentados, reavaliada e renovada periodicamente.

Uma boa certificação no Pró-Gestão proporciona benefícios internos e externos à organização. Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona e ampliar seus investimentos; internamente, ela ganha em conhecimento, organização e melhoria nos processos, evitando o retrabalho, reduzindo custos e alcançando maior eficiência e racionalização.

O processo para se qualificar no Pró-Gestão foi iniciado pelo Angraprev em fevereiro do ano passado. De lá para cá o instituto fez site, audiência pública, alterações em sua estrutura interna e diversas outras ações para uma boa qualificação e obtenção do selo.

– O certificado virá da Secretária de Previdência Social do governo federal, e vamos começar a trabalhar para o nível três. Quanto maior o nível, maior o grau de exigência para o instituto, mas também maior a visibilidade pela boa governança. É uma série de coisas que eles exigem para dar essa certificação, e são poucos no Brasil os certificados. Por isso para nós o selo é uma vitória muito grande – Comemora a presidente do Angraprev. – Vale ressaltar que o empenho e dedicação de todos os funcionários do instituto e da Prefeitura de Angra dos Reis foi de suma importância para concretização dessa certificação, para o fortalecimento e o crescimento da previdência municipal – Completou a gestora, que destacou também o apoio do prefeito de Angra e da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do município.

Em outros pontuadores a atual gestão do Angraprev também tem obtido bons resultados. No final do ano passado, a lista do Índice de Situação Previdenciária (ISP-RPPS), publicada anualmente pela Secretaria de Previdência do governo federal (Sprev), deu nota “B“ para o Angraprev na categoria grande porte. As notas vão de A a D, de acordo com o tamanho do instituto, e levam em conta critérios como gestão e transparência, situação financeira e situação atuarial. No Estado do Rio, somente três municípios obtiveram a nota “B“.