Angra no combate à Violência contra o Idoso

Caminhada foi realizada no sábado, 14, e percorreu as ruas do Centro

Segunda-Feira, 16/06/2014 | Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis .

Centenas de pessoas participaram da caminhada contra a violência praticada ao idoso, na manhã de sábado, 14, nas ruas do Centro de Angra dos Reis. O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde; além do Conselho Municipal do Idoso e da Comissão dos Direitos dos Idosos, da Câmara Municipal.

- Temos de debater este tema sempre, pois a sociedade como um todo tem de entender que o idoso não deve sofrer nenhum tipo de violência. Por isso, o governo municipal investe em políticas de inclusão para a terceira idade, para que esta tenha qualidade de vida - destacou Inês Tenório, Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

No Brasil, existem mais de 22 milhões de pessoas que se encontram na terceira idade. Em Angra, a prefeita Conceição trabalha visando incentivar que os ensinamentos sobre os cuidados com os idosos cada vez mais façam parte do currículo escolar da cidade, e vem desenvolvendo diversas ações voltadas para esta importante parcela da população, nas secretarias de Ação Social, Saúde, Esportes, Angraprev e Educação. As projeções nacionais apontam que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.

- Apesar de muitos indicadores positivos, paradoxalmente, a pessoa idosa é vitima de várias formas de violência - disse a vereadora Maria do Carmo Aguiar, a Lia, presidenta da Comissão dos Direitos dos Idosos na Câmara.

A programação de eventos voltada para os idosos, segue até o dia 26 de junho, data em que será encerrada as atividades, no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) do São Bento. Na quarta-feira, 18, haverá um seminário na Casa Larangeiras e no dia 25, uma ação de cidadania na Vila do Abraão, na Ilha Grande, ás 10h.