Angra se prepara para a Conferência Municipal da Juventude

Pré-conferências preparam jovens para o evento principal, que acontece nos dias 7 e 8 de agosto

31 de julho de 2015
Os movimentos juvenis de Angra dos Reis já se mobilizam para a IV Conferência Municipal da Juventude, que será realizada nos dias 7 e 8 de agosto. O evento é precedido pelas pré-conferências descentralizadas, que, pela primeira vez, são organizadas em todas as regiões do município. Elencar propostas para a conferência municipal e promover um debate mais amplo sobre a condição da juventude no nosso município são os objetivos destas reuniões. O formato descentralizado tem como proposta diversificar e pluralizar a participação juvenil.

Durante as pré-conferências, os participantes podem discutir temas ligados à condição juvenil nos eixos em que o Conselho Municipal da Juventude se organiza: Educação; Cultura, esporte e lazer; Mobilidade urbana e Direito à cidade; Mídias digitais; Participação social; Juventude negra e segurança pública; Direitos humanos para a juventude LGBT; e Desenvolvimento e sustentabilidade.

A primeira reunião pré-conferência, que aconteceu nesta quinta-feira, 30, na sede da Associação dos Produtores Rurais, no Parque Mambucaba, contou com a presença do vice-prefeito Leandro Silva, do vereador Fábio Macedo e do Secretário de Governo, Robson Marques, que escutaram atentamente as questões trazidas pelos jovens.

- O projeto de lei de criação da Coordenadoria da Juventude foi proposto por mim, quando eu ainda era vereador. Agora me sinto extremamente contemplado ao ver vocês, jovens do Parque Mambucaba, aqui, discutindo políticas públicas para a juventude. Parabéns ao Andrei Lara e a vocês - disse Leandro Silva.

Para Robson Marques, investir na juventude é função do poder público.

- É papel da prefeitura estar ao lado do cidadão. Fomentar políticas públicas para a juventude é uma das metas deste governo. Vamos investir cada vez mais nestes jovens realizadores. Sinto-me orgulhoso de participar deste encontro - explicou o secretário de Governo.

As reuniões pré-conferências seguem nos bairros do Frade (31/7), Japuíba (3/8), Monsuaba (4/8), Jacuecanga (5/8) e no Abraão (6/8).


CONFERÊNCIA MUNICIPAL

A IV Conferência Municipal da Juventude de Angra dos Reis será realizada nos dias 7 e 8 de agosto: a abertura será Na sexta-feira, dia 7, na Casa Larangeiras. Já no dia 8, sábado, as discussões acontecem no auditório da Defesa Civil. O evento, que terá como tema “As várias formas de mudar Angra dos Reis“, visa traçar linhas gerais para o planejamento de políticas públicas de, com e para a juventude no município; eleger os membros do Conselho Municipal da Juventude de Angra dos Reis para o mandato bienal e eleger os delegados que participarão da IV Conferência Estadual da Juventude do Rio de Janeiro.

Para o Coordenador Municipal da Juventude, Andrei Lara, este é um momento importante para a elaboração de políticas públicas voltadas para os jovens.

- A conferência é uma ótima oportunidade para ouvir o que os jovens querem. Contamos com a participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada, como grêmios estudantis, grupos de jovens, entre outros, para nos ajudar a elaborar as diretrizes de políticas públicas no município - resumiu.