Prefeitura de Angra participa da Cúpula Mercocidades 2025
Município integra debates sobre inovação, planejamento e cooperação regional ao lado de cidades de 12 países sul-americanos
A Prefeitura de Angra dos Reis participa, entre 2 e 5 de dezembro, da 30ª Cúpula de Mercocidades, na cidade de Niterói. Representantes do executivo municipal — o prefeito Cláudio Ferreti, o secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa e o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta — cumprem agendas estratégicas para a cidade e participam de debates sobre segurança, planejamento, inovação, desenvolvimento urbano, cooperação internacional e políticas públicas voltadas ao fortalecimento das cidades latino-americanas.
A programação da Cúpula conta com conferências, mesas temáticas, encontros técnicos, lançamentos de projetos, além de visitas a equipamentos de referência em segurança, infraestrutura verde e resiliência climática. Também será realizada a Assembleia Geral da Rede, que reúne cidades de toda a América do Sul e definirá a presidência de Mercocidades para 2026.
No dia 2, o secretário Douglas Barbosa participa das mesas “Construindo cidades seguras: cases de sucesso da América Latina” e “Balanço da COP30: o papel das cidades na agenda climática”, dentro do Fórum de Segurança Pública em Perspectivas Transversais.
Já André Pimenta integra, no dia 3, a Abertura Solene dos Diálogos FNP–Mercocidades e as Reuniões das Unidades Temáticas (Bloco 2), voltadas ao planejamento integrado, inovação, governança e desenvolvimento urbano.
No mesmo dia, o prefeito representará a cidade na mesa “Projetos e iniciativas em inovação: o olhar dos municípios”, dos Diálogos FNP–Mercocidades, destacando sua atuação como vice-presidente de PPPs e Concessões da FNP.
— Participar da Cúpula reforça o papel de Angra dos Reis na construção de políticas públicas de impacto. Como vice-presidente de Parcerias Público-Privadas e Concessões da Frente Nacional de Prefeitos, tenho trabalhado para que nossas experiências e prioridades estejam presentes nos debates nacionais e regionais. É assim que ampliamos oportunidades, fortalecemos nossas ações e garantimos que Angra avance com planejamento, inovação e responsabilidade — afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.
Criada em 1995, a Rede Mercocidades nasceu inspirada em um modelo de integração baseado na diversidade e na cooperação entre cidades. Hoje, com 400 municípios de 12 países e mais de 120 milhões de habitantes representados, consolidou-se como a principal articulação de governos locais da América do Sul.
Durante a Cúpula, gestores públicos, especialistas e organismos internacionais discutem soluções conjuntas para desafios urbanos, com participação de entidades como BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), ONU (Organização das Nações Unidas), CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), ICLEI (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais) e CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), além de universidades, centros de pesquisa e redes de cooperação.
— A participação de Angra nos debates de planejamento e inovação é fundamental para alinharmos nossas políticas às melhores práticas da América Latina. Estar na Mercocidades nos permite trocar experiências, fortalecer parcerias e trazer novas referências para melhorar a gestão, sempre com foco em resultados concretos para a população angrense — destacou o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta.