Prefeitura de Angra abre inscrições para o ano letivo de 2026
Rede municipal de ensino tem oferta de até 31 mil vagas, em 94 escolas
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), inicia nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o cadastro de ingresso para o ano letivo de 2026. O processo segue até 6 de janeiro pelo Sistema Matrícula Digital (matriculadigital.angra.rj.gov.br). Atualmente, a rede municipal tem capacidade para até 31 mil alunos em 94 escolas. Em 2025, a rede registrou 26,5 mil estudantes inscritos, e a expectativa é que esse número cresça para mais de 27 mil em 2026.
As inscrições acontecem em duas etapas. A primeira, de 1º de dezembro de 2025 a 6 de janeiro de 2026, é destinada a novos estudantes e aos que desejam transferência. A divulgação dos resultados será nos dias 15 e 16 de janeiro, com matrícula presencial de 19 a 23 de janeiro de 2026. A segunda etapa começa em 26 de janeiro, com oferta de vagas remanescentes para creche, pré-escola e Ensino Fundamental.
A classificação dos candidatos seguirá os critérios definidos pela Resolução SEJIN nº 039/2025, que prioriza estudantes com deficiência, responsáveis com deficiência ou idosos, irmãos já matriculados na mesma escola, idade do candidato e beneficiários do Programa Bolsa Família. As inscrições feitas pelo sistema dispensam apresentação prévia de documentos.
— Estamos trabalhando para garantir que todas as crianças e jovens de Angra tenham acesso à educação. O início das matrículas marca um novo ciclo, e nosso compromisso é ampliar oportunidades, melhorar a qualidade da rede e acolher as famílias angrenses — destacou o prefeito Cláudio Ferreti.
Chamamentos da Educação Infantil e documentação obrigatória
A lista de espera da creche (ano de 2025) segue chamamento específico até o dia 5 de dezembro. As matrículas serão efetivadas nos CEMEIs até o dia 15 de dezembro.
Para confirmar a matrícula presencial da rede, entre 19 e 23 de janeiro, é necessário apresentar: certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, cartão e certificado de vacinação do PNI, fotos 3x4, documentos dos responsáveis, laudo médico (em caso de deficiência), NIS (Bolsa Família), declaração de transferência e cartão do SUS.
Toda comunicação da SEJIN com os responsáveis será realizada pelos contatos cadastrados no sistema, via telefone, WhatsApp ou e-mail.
— A matrícula digital garante mais organização, transparência e agilidade para as famílias. É um processo pensado para ampliar o acesso e reduzir deslocamentos, tornando a experiência mais simples e segura — afirmou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.
Polos de atendimentoPara auxiliar as famílias no processo de matrícula, a SEJIN manterá polos de apoio para quem não tem acesso à internet até o dia 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nos seguintes locais:
• E.M. Tereza Pinheiro de Almeida, na Japuíba
• E.M. Cornelis Verolme, em Jacuecanga
• CETI Escola Municipal Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho, no Frade
• Secretaria Executiva da Juventude, no Centro
• Secretaria Executiva do Parque Mambucaba
• Secretaria Executiva da Ilha Grande, na Vila do Abraão