Hospital dos Olhos amplia acesso a cirurgias e exames oftalmológicos em Angra

Nova unidade especializada vai garantir exames, consultas e cirurgias oftalmológicas pelo SUS, eliminando necessidade de deslocamento para outros municípios

18 de dezembro de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis inaugurou nesta quinta-feira, 18, o Hospital dos Olhos de Angra dos Reis Dr. Abel Fulgêncio Moschen, uma unidade de saúde especializada que vai transformar o atendimento oftalmológico na cidade. Localizado na Rua Juiz Orlando Caldellas, nº 165, no Parque das Palmeiras, o hospital tem capacidade para até 60 atendimentos por dia e passa a oferecer uma ampla gama de serviços antes indisponíveis no município. Todos os meses, mais de 600 moradores que precisavam viajar para outros municípios agora terão acesso aos atendimentos oftalmológicos completos em Angra.

— O Hospital dos Olhos é um marco para a saúde de Angra. Poder oferecer todos os atendimentos oftalmológicos aqui, sem que o morador precise sair da cidade, representa mais dignidade, agilidade no tratamento e cuidado humanizado. É um avanço que vai melhorar a vida de centenas de pessoas – destacou o secretário de Saúde, Rodrigo Ramos.

Com mais de 600 m² distribuídos em dois pavimentos, o Hospital dos Olhos conta com dois centros cirúrgicos, salas de recuperação, consultórios, salas de exames e áreas administrativas. No térreo, funcionará a recepção e os consultórios médicos, enquanto o pavimento superior abrigará os centros cirúrgicos e a estrutura de suporte ao atendimento. A unidade foi projetada para atender demandas de baixa e média complexidade, de forma contínua e com qualidade.

- O Hospital dos Olhos é resultado de um trabalho técnico cuidadoso, pensado desde o projeto até a execução para entregar uma unidade moderna, funcional e totalmente acessível. Cada etapa da obra foi planejada para atender às necessidades da saúde pública, com espaços adequados para consultas, exames e cirurgias - destacou o secretário de Obras e Habitação, Tiago Scatulino

A inauguração do hospital é um avanço na descentralização da saúde especializada no município. Até então, Angra dos Reis realizava apenas consultas com oftalmologistas e, em ocasiões específicas, mutirões de cirurgia de catarata. Os demais procedimentos, como exames de imagem e outras cirurgias, eram encaminhados a outras cidades do estado por meio do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), gerando custos logísticos e longas esperas.

— É uma facilidade enorme poder fazer tratamentos e procedimentos aqui mesmo, na nossa cidade, tão perto de casa. Esse hospital chega para nos favorecer e, no meu caso, para mudar a minha vida. Fiquei maravilhada com toda a estrutura e com o atendimento. Dá pra ver que tudo foi muito bem-preparado para receber a população de Angra dos Reis – comentou Ivete Martins dos Santos, paciente que será atendida na unidade e teve a oportunidade de conhecer o Hospital durante a inauguração.

Com a nova estrutura, todos os serviços oftalmológicos contemplados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passarão a ser realizados no próprio município. Isso inclui consultas com especialistas em subáreas como retina, catarata, glaucoma e estrabismo; exames como mapeamento de retina, tomografia de coerência óptica (OCT), retinografia e tonometria; além de procedimentos como injeções intravítreas e cirurgias variadas.

— O Hospital dos Olhos é um símbolo do nosso compromisso com o povo de Angra. É uma conquista histórica que representa mais do que uma nova estrutura — é acesso, é cuidado, é qualidade de vida. Foi pensado para atender nossa gente com dignidade, aqui mesmo, perto de casa. É o povo de Angra sendo tratado com o respeito que merece – afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.

Entre as cirurgias que poderão ser realizadas em Angra estão a de catarata, pterígio, vitrectomia (para tratamento de descolamento de retina), correção de estrabismo e trabeculectomia (indicada para casos de glaucoma), entre outras previstas na tabela do SUS. A expectativa é que a redução das filas e a agilidade no diagnóstico e tratamento contribuam para a melhoria da saúde ocular da população angrense.