Daniel Santiago compete em mares europeus
Tripulação do velejador angrense ficou com o vice-campeonato nacional italiano e agora<Br /> disputa o Campeonato

Mesmo desfalcada de seu timoneiro titular, um dos mais experientes da tripulação, Maurício Santa Cruz, que às vésperas da viagem teve que se desligar do grupo por problemas pessoais, a equipe brasileira de vela classe J24 está em mares europeus participando de duas competições, os campeonatos italiano e europeu, com os maiores nomes da vela mundial. Entre os brasileiros da equipe em disputa está o angrense Daniel Santiago, que, com a saída de Maurício Santa Cruz, ganhou como novo parceiro o italiano Paolo Boido, que além de ser o construtor do barco em disputa, é o patrocinador, através do estaleiro J Boats Italy. A equipe brasileira tem o apoio do ICRJ (Iate Clube Rio de Janeiro). Integram ainda a equipe os velejadores Alexandre Saldanha, Alfredo Rovere e Guilherme Hammelman.
O barco representando o Brasil conquistou o segundo lugar no Campeonato Nacional Italiano de Vela Classe J24, na cidade de Caniggione, na Sardenha, com as últimas regatas e encerramento da competição acontecendo no dia 29, última terça-feira. A equipe brasileira não teve um bom começo nas primeiras provas, nos dois primeiros dias de competição, mas a partir do terceiro dia se recuperou e conseguiu a pontuação necessária para subir ao pódio e ficar com o vice-campeonato italiano. "Tivemos mudanças na tripulação às vésperas da viagem e velejamos com um time que nunca tinha treinado junto, isso fez diferença no inicio, até melhorarmos o entrosamento. Depois de estarmos em quinto na classificação geral, 20 pontos atrás do primeiro colocado, fomos descontando a diferença e terminamos a seis pontos dos americanos, que ganharam o campeonato, tendo como líder da equipe Mike Ingham”, disse Daniel Santiago.
A competição foi de 25 a 29 de maio. O mar da Sardenha se caracteriza por ventos fortes propício para uma boa velejada. A maior parte da costa é alta e rochosa, com algumas baías largas e profundas, existindo numerosas ilhotas e ilhas. O campeonato italiano serviu de preparação para o Campeonato Europeu da Classe J24, também sendo disputado nos mares da Sardenha, que teve início nesta quinta-feira, 31 e vai até domingo, 3 de junho. Para a equipe brasileira, a primeira competição foi importante para dar mais entrosamento à tripulação, principalmente devido à saída do seu timoneiro Maurício Santa Cruz e a entrada de um novo velejador, o italiano Paolo Boido. Daniel Santiago se mostrou confiante numa boa participação de sua equipe no Campeonato Europeu e disse que acredita que o Brasil vai estar de novo no pódio. “Estamos confiantes, e apesar da saída repentina do Santa Cruz, as regatas do campeonato italiano serviram para que o novo tripulante se integrasse mais a nossa equipe, e o nosso entrosamento está melhorando a cada regata que disputamos aqui na Sardenha”, comentou Santiago.