Daniel Santiago compete em mares europeus

Tripulação do velejador angrense ficou com o vice-campeonato nacional italiano e agora<Br /> disputa o Campeonato

31 de maio de 2012

Mesmo desfalcada de seu timoneiro titular, um dos mais experientes da tripulação, Maurício Santa Cruz, que às vésperas da viagem teve que se desligar do grupo por problemas pessoais, a equipe brasileira de vela classe J24 está em mares europeus participando de duas competições, os campeonatos italiano e europeu, com os maiores nomes da vela mundial. Entre os brasileiros da equipe em disputa está o angrense Daniel Santiago, que, com a saída de Maurício Santa Cruz, ganhou como novo parceiro o italiano Paolo Boido, que além de ser o construtor do barco em disputa, é o patrocinador, através do estaleiro J Boats Italy. A equipe brasileira tem o apoio do ICRJ (Iate Clube Rio de Janeiro). Integram ainda a equipe os velejadores Alexandre Saldanha, Alfredo Rovere e Guilherme Hammelman.
 
O barco representando o Brasil conquistou o segundo lugar no Campeonato Nacional Italiano de Vela Classe J24, na cidade de Caniggione, na Sardenha, com as últimas regatas e encerramento da competição acontecendo no dia 29, última terça-feira. A equipe brasileira não teve um bom começo nas primeiras provas, nos dois primeiros dias de competição, mas a partir do terceiro dia se recuperou e conseguiu a pontuação necessária para subir ao pódio e ficar com o vice-campeonato italiano. "Tivemos mudanças na tripulação às vésperas da viagem e velejamos com um time que nunca tinha treinado junto, isso fez diferença no inicio, até melhorarmos o entrosamento. Depois de estarmos em quinto na classificação geral, 20 pontos atrás do primeiro colocado, fomos descontando a diferença e terminamos a seis pontos dos americanos, que ganharam o campeonato, tendo como líder da equipe Mike Ingham”, disse Daniel Santiago.
 
A competição foi de 25 a 29 de maio. O mar da Sardenha se caracteriza por ventos fortes propício para uma boa velejada. A maior parte da costa é alta e rochosa, com algumas baías largas e profundas, existindo numerosas ilhotas e ilhas. O campeonato italiano serviu de preparação para o Campeonato Europeu da Classe J24, também sendo disputado nos mares da Sardenha, que teve início nesta quinta-feira, 31 e vai até domingo, 3 de junho. Para a equipe brasileira, a primeira competição foi importante para dar mais entrosamento à tripulação, principalmente devido à saída do seu timoneiro Maurício Santa Cruz e a entrada de um novo velejador, o italiano Paolo Boido. Daniel Santiago se mostrou confiante numa boa participação de sua equipe no Campeonato Europeu e disse que acredita que o Brasil vai estar de novo no pódio. “Estamos confiantes, e apesar da saída repentina do Santa Cruz, as regatas do campeonato italiano serviram para que o novo tripulante se integrasse mais a nossa equipe, e o nosso entrosamento está melhorando a cada regata que disputamos aqui na Sardenha”, comentou Santiago.