Casa Larangeiras abre a exposição ‘Lentes da Memória’
Mostra reúne obras de 37 fotógrafos e celebra diferentes olhares sobre a história e identidade angrense
Com obras de 37 fotógrafos selecionados em chamamento público, a exposição “Lentes da Memória” foi aberta ao público na noite desta sexta-feira, dia 10, na Casa Larangeiras. O vernissage, realizado às 18h, contou com coquetel e trilha sonora ao vivo, ao som do saxofonista Eliaquim Petrus, encantando o público que lotou o casarão histórico para prestigiar o novo evento cultural.
Entre os presentes estiveram as secretárias de Urbanização, Parques e Jardins, Elizabeth de Brito, e de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano; o secretário Executivo de Gestão, Jefferson Affonso; a vereadora Titi Brasil; a presidente do Ateneu Angrense, Alexandra Nóbrega; além de artistas, admiradores da arte e representantes da comunidade cultural angrense. A mostra recebeu inúmeros elogios pela beleza das obras e pela curadoria cuidadosa, que revela diferentes perspectivas sobre memória, tempo e pertencimento.
— A exposição “Lentes da Memória” é uma celebração dos olhares que constroem a história de Angra. É gratificante ver o resultado de um chamamento público que deu espaço a tantos talentos locais, fortalecendo nossa política de democratização da cultura — destacou a secretária de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano.
O processo de seleção contou com a inscrição de 43 participantes e o envio de 90 fotografias inéditas. Após análise, 41 inscrições foram consideradas válidas, resultando na escolha de 37 fotógrafos — entre amadores e profissionais — e 68 imagens que compõem a mostra coletiva.
A Casa Larangeiras está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h30. A entrada é gratuita.