Conselheiros escolares concluem curso do MEC
Formação contribui para o aprimoramento da participação da gestão escolar
30 de outubro de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com o Ministério da Educação (MEC), realizou nesta quinta-feira, 30, no Centro de Educação a Distância do Rio de Janeiro (Cederj), polo Jacuecanga, a última aula presencial do Curso para Formação de Conselheiros Escolares. O curso do MEC visa treinar os conselhos escolares, aprimorá-los, deixá-los mais dinâmicos, a partir do momento em que aprendem qual é a verdadeira importância do conselho da escola. Após esta formação, os conselheiros se tornam mais atuantes e ajudam muito mais na gestão escolar.
O curso, com início no dia 8 de agosto, teve 40 horas de duração e foi dividido em dois momentos: 28 horas de aulas online e 12 horas de aulas presenciais. Essa formação é baseada em 12 cadernos que organizam os conselhos de escola, que são produzidos pelo Ministério da Educação. Toda parte do ambiente virtual é produzida pela Universidade Federal do Ceará.
Cerca de 40 conselheiros escolares, entre representantes de responsáveis, de associações de moradores, alunos, funcionários, professores e diretores, participaram desta primeira turma. Foram nove aulas explicando a função do conselho de escolar. Já as três últimas aulas abordaram a função do conselheiro e sua ação dentro da escola, mobilizando toda a comunidade. Segundo a tutora do curso, Marta Sabino, o objetivo da gestão hoje é que os conselheiros se tornem atuantes e a comunidade participe da gestão escolar.
- A participação dos conselheiros nesse curso foi excelente e alguns deles disseram que, mesmo sendo conselheiros há alguns anos, aprenderam muitas coisas novas. A partir do curso, eles têm condições de voltar para a comunidade escolar e, nos seus segmentos, levar esta mensagem para motivar a participação da comunidade. Nosso objetivo é trazer a comunidade escolar para as ações diretas da escola. Os frutos nós já estamos colhendo. É muito bacana ver que as ações das escolas já estão mudando. Vemos associações de moradores e pais dentro delas. Precisamos que todos ajudem na gestão da escola - afirma Marta.
Para Amanda Coelho, mãe e conselheira, foi uma grande oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre as ações que norteiam o conselho, bem como entender mais a fundo as funções do conselheiro de escola.
- O curso foi bem esclarecedor e visa muito os problemas, não só da escola, mas da comunidade como um todo. Ele me ensinou a ter uma visão mais ampla. Espero continuar no conselho e estar pronta para ajudar a escola e a comunidade com meus novos conhecimentos - aposta.
O curso, com início no dia 8 de agosto, teve 40 horas de duração e foi dividido em dois momentos: 28 horas de aulas online e 12 horas de aulas presenciais. Essa formação é baseada em 12 cadernos que organizam os conselhos de escola, que são produzidos pelo Ministério da Educação. Toda parte do ambiente virtual é produzida pela Universidade Federal do Ceará.
Cerca de 40 conselheiros escolares, entre representantes de responsáveis, de associações de moradores, alunos, funcionários, professores e diretores, participaram desta primeira turma. Foram nove aulas explicando a função do conselho de escolar. Já as três últimas aulas abordaram a função do conselheiro e sua ação dentro da escola, mobilizando toda a comunidade. Segundo a tutora do curso, Marta Sabino, o objetivo da gestão hoje é que os conselheiros se tornem atuantes e a comunidade participe da gestão escolar.
- A participação dos conselheiros nesse curso foi excelente e alguns deles disseram que, mesmo sendo conselheiros há alguns anos, aprenderam muitas coisas novas. A partir do curso, eles têm condições de voltar para a comunidade escolar e, nos seus segmentos, levar esta mensagem para motivar a participação da comunidade. Nosso objetivo é trazer a comunidade escolar para as ações diretas da escola. Os frutos nós já estamos colhendo. É muito bacana ver que as ações das escolas já estão mudando. Vemos associações de moradores e pais dentro delas. Precisamos que todos ajudem na gestão da escola - afirma Marta.
Para Amanda Coelho, mãe e conselheira, foi uma grande oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre as ações que norteiam o conselho, bem como entender mais a fundo as funções do conselheiro de escola.
- O curso foi bem esclarecedor e visa muito os problemas, não só da escola, mas da comunidade como um todo. Ele me ensinou a ter uma visão mais ampla. Espero continuar no conselho e estar pronta para ajudar a escola e a comunidade com meus novos conhecimentos - aposta.