TurisAngra ampliará parcerias com estudantes do Cederj

Alunos de Turismo têm encontro com presidente da TurisAngra para esclarecer dúvidas e conhecer a gestão do setor em Angra

30 de julho de 2015
Em um movimento inédito de aproximação e parceria com a comunidade acadêmica, o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Klauber Valente, esteve nesta terça-feira, 28, num encontro com estudantes do curso de Turismo do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), vinculado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Alunos e professores saudaram a iniciativa, já que foi a primeira vez que um presidente da autarquia municipal de turismo visitou o Polo Universitário Professor Jair Travassos para realizar um debate sobre o setor turístico na cidade. O curso de turismo em Angra existe desde 2009.

O encontro foi uma iniciativa da Fundação de Turismo, visando criar um canal de diálogo permanente com os estudantes. O curso da UFRRJ em Angra formou a primeira turma de turismólogos em 2012. Participaram do debate aproximadamente 30 alunos, além da diretora do polo, Marta Guimarães Zanetti, e a professora Jeisiane Rosa, que é uma das primeiras formandas do curso na cidade.

- A TurisAngra está criando vários canais de diálogo e interação com os setores do turismo. A presença de um curso de turismo em nível superior na cidade é um privilégio e uma oportunidade para melhorar a formação de profissionais qualificados, que deve ser uma das prioridades nesta área. O Cederj já tem formado profissionais qualificados há três anos, e a TurisAngra está disposta a auxiliar no que for possível para o aprendizado e a experiência desses estudantes - disse Klauber Valente.

Durante o encontro, os alunos deram informações sobre como é a formação do curso de turismo em nível superior, fizeram questionamentos sobre como se dá a gestão do turismo em Angra dos Reis e demonstraram preocupação quanto a inserção no mercado de trabalho e a sustentabilidade de atrativos naturais, como a Ilha Grande. Um dos pedidos dos discentes é a criação de um sistema de trabalho voluntário supervisionado pela TurisAngra, para que os alunos possam cumprir as horas complementares exigidas pela universidade para a conclusão do curso. Também pediram informações sobre a atividade turística e apresentaram sugestões.

O presidente da TurisAngra assumiu alguns compromissos com os alunos do Cederj. Um deles foi a garantia de acesso aos dados estatísticos da fundação para alunos que desenvolvam pesquisas acadêmicas. Outra sugestão aceita foi a de viabilizar um encontro com a Secretaria de Educação do município para debater a possível criação de um programa de educação para o turismo na rede municipal de ensino.