Tapete e procissão de Corpus Christi em Angra

Procissão sairá às 17h da capela do Morro do Abel e passará sobre o tapete ornamentado da Rua do Comércio

30 de maio de 2012
A prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar),  está se preparando para as celebrações do feriado de Corpus Christi, 7 de junho, quando a Rua do Comércio, no Centro da cidade, fica toda enfeitada por um grande tapete de flores e desenhos de símbolos religiosos, feitos pelas comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição para a passagem da procissão.
 A procissão neste ano sairá da comunidade do Morro do Abel, às    h, seguindo para a Rua do Comércio, convento do Carmo e igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde será celebrada a santa missa solene de Corpus Christi.
  Para o brilhantismo do evento, a Cultuar faz a compra de todos os insumos necessários para a confecção do tapete, como serragem, folhagem e flores,  e as comunidades se reúnem em equipes para confeccioná-lo, a partir da noite anterior ao evento.
 A celebração de Corpus Christi surgiu na Idade Média e consta de missa e adoração ao Santíssimo Sacramento,  depois do Pentecostes e  da celebração em honra à Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, considerada pela Igreja Católica como o dia de Ascenção do Senhor.
 Em Angra, como em diversas cidades do Brasil, existe a tradição da confecção de tapetes nas ruas por onde passam as procissões. Os preparativos dos tapetes  começam dias antes da procissão, e a confecção geralmente vara a noite que antecede o evento religioso.