Defesa Civil leva sistema de Alerta e Alarme às escolas

Alunos entendem o funcionamento das sirenes instaladas no município

30 de março de 2015
Para que serve? Qual a importância das sirenes? O que fazer quando elas soarem? Essas são algumas perguntas respondidas pelos agentes de Defesa Civil durante as palestras ministradas a alunos de escolas municipais em bairros onde há sirenes instaladas. Ao todo, Angra dos Reis tem 20 blocos de sirenes. Somente nesta última semana de março, a primeira em que as palestras estão sendo realizadas nas escolas, mais de 200 crianças foram capacitadas. Alunos das escolas municipais Raul Pompeia, em Monsuaba, e João Pedro de Almeida, no Camorim, receberam a visita dos agentes da equipe de Integração Comunitária, setor responsável pela capacitação, e aprovaram o projeto. A coordenadora pedagógica da escola de Monsuaba destacou a importância da integração entre Defesa Civil e comunidade.

- Precisamos desse contato constante para mostrar aos alunos os projetos da Defesa Civil voltados para a comunidade onde eles vivem. Precisamos, sim, mostrar a eles a importância desse sistema de sirenes nos bairros - frisou Kelly Rodrigues de Sousa.

Para os alunos da escola do Camorim, Jeniffer de Jesus e Peterson Cunhado, ambos com 12 anos, o mais importante da palestra foi saber como agir no caso de uma chuva forte.

- A sirene vai tocar e não podemos nos desesperar. Temos que pegar roupa, documento e sair de casa com calma. Seguindo as orientações da Defesa Civil - falou Jeniffer. E Peterson acrescentou: - Precisamos ficar sempre alertas quando começa a chover. E também, em qualquer dúvida, sabemos que podemos ligar para o 199 - disse o aluno.

Para o secretário da pasta, Marco Oliveira, massificar a informação da prevenção é o papel da Defesa Civil municipal.

- Os adultos são mais difíceis de assimilar informação, mas dê informação a uma criança só para ver. Ela vai levar isso para o resto da vida e aplicar diariamente. Além disso, vai chamar a atenção dos pais dentro de casa. Uma criança e um adolescente informados deixam toda a família ciente do que acontece - explicou Marco Oliveira.

As próximas duas escolas a receberem o projeto nos próximos dias serão o Ciep Brizolão 302 - Charles Dickens e o Colégio Estadual Honório Lima. Além desse projeto, a Defesa Civil continua indo de casa em casa nos bairros onde existem sirenes instaladas para passar orientação aos moradores.