Prefeitura regulariza sua frota de veículos

Município está ampliando o número de carros em atividade e reduzindo despesas com aluguéis

29 de novembro de 2013

Neste ano de 2013, a Prefeitura de Angra está reordenando e reformando os veículos de sua frota. O objetivo é melhorar a administração dos recursos públicos. O reordenamento da frota, implementado pela Gerência de Transportes, tem gerado economia aos cofres públicos, já que a prefeitura está reduzindo seus gastos com locação de veículos. Neste mês de novembro, o setor fechou um balanço sobre a documentação da frota: 81% dos veículos da prefeitura foram licenciados em 2013. Muitos dos carros estavam com a documentação atrasada há vários anos.


 A Prefeitura de Angra possui uma frota de 85 veículos próprios. Desses, 69 foram licenciados neste ano e já estão com toda a documentação em dia. Os outros 16 carros não foram licenciados devido às suas más condições de conservação.


 – Estamos providenciando a recuperação desses carros através da oficina da própria prefeitura – afirma o gerente de Transporte, João Batista Vidal.


 Só no primeiro semestre deste ano, a prefeitura reparou 48 veículos oficiais, com mão-de-obra própria. As manutenções agora são rotineiras, proporcionando o pleno funcionamento e a prevenção de problemas por desgaste de peças. 


 Além dos 85 veículos, o setor ainda presta suporte à frota da Fundação de Saúde, composta por mais 14. E o trabalho de regularização da documentação continua. Além dos veículos próprios da Fusar e da prefeitura, o governo municipal conta com mais 25 carros que foram doados pelo Governo do Estado, mas que estão com a documentação atrasada também há alguns anos.


 – Os carros foram doados pelo Governo do Estado com kit gás e em Angra nós não temos uma empresa habilitada para fazer as vistorias regulares que o kit gás precisa – explica Walter Pinheiro, subcoordenador de Transporte.


 Para resolver este último impasse, a Prefeitura de Angra está realizando um processo licitatório para contratar uma empresa habilitada para a retirada dos kits dos veículos. Sem os kits será possível realizar os licenciamentos regulares necessários e de uma forma menos onerosa para o município.


 Com os reparos e a regularização, a prefeitura aumenta o percentual de carros disponíveis para utilização e reduz o custo com locações de veículos.


 – A gestão anterior preferia manter as locações. Mas, com base no nosso levantamento, às vezes é mais vantajoso comprar o carro, e com isso você ainda tem direito à garantia – afirmou o gerente de Transporte.


 Ele exemplificou mostrando os valores referentes a um modelo de uma montadora nacional. O veículo, 0km, fica por R$ 114 mil, com direito a garantia de quatro anos. O mesmo exemplar, se alugado, sairia a R$ 8.750 mil por mês, o que daria R$ 105 mil ao final de um ano. Praticamente o mesmo valor da compra.