Defesa Civil resgata alunos do Sertão de Mambucaba

Ponte que dá acesso à escola foi levada pelo rio

29 de outubro de 2015
Na manhã de quinta-feira, dia 29, a Defesa Civil municipal resgatou cerca de 50 crianças da Escola Municipal Diniz Marques de Souza, localizada no Sertão do Parque Mambucaba, além de professores e auxiliares. O único acesso do bairro para a escola, uma ponte provisória, foi destruído pelo aumento do volume de água do rio após as últimas chuvas. O acesso foi construído para atender a comunidade enquanto uma nova ponte está sendo construída ao lado da provisória. A obra da nova estrutura está prevista para ser entregue nos próximos 30 dias. A subprefeitura trabalha para restabelecer o acesso provisório o mais rápido possível.

A operação de translado das crianças durou cerca de três horas e demandou o esforço de 15 agentes operacionais. Também foram ao local três engenheiros, para analisar a estrutura da ponte.

– Neste período de normalidade temos treinado muito as situações de resposta, e esta foi a primeira situação real, em que a equipe de socorro da Defesa Civil foi muito boa. Conseguimos êxito na operação. Temos uma longa caminhada até o fim do verão e esperamos que não aconteça nenhum fato que possa pôr em risco a nossa população, mas, se houver, estaremos prontos para entrar em ação – observou Marco Oliveira.

Para a diretora da escola, Roselaine Rosa dos Santos, o apoio da Defesa Civil foi fundamental para manter a calma das crianças durante o incidente.

– Temos uma parceria com a instituição. Sempre recebemos os agentes na escola. Eles compartilham conhecimento e nos ensinam que devemos manter a calma nos momentos mais difíceis. Esses treinamentos foram fundamentais para que fizéssemos a travessia com calma – frisou a diretora.

O subprefeito do Parque Mambucaba, Marco Aurélio Ferreira, acompanha de perto a situação.

– O grande volume de água que tomou o rio destruiu a ponte provisória. Neste final de semana vamos nivelar o leito para recolocar a ponte provisória e concluir a construção da nova ponte, que dará mais segurança para moradores do Sertão de Mambucaba – explicou Marco Aurélio.