Prefeitura retoma obras do Cemanee

A previsão é que o espaço possa ser utilizado em 2015

29 de outubro de 2014
A Prefeitura de Angra está intensificando os preparativos para o funcionamento do Centro de Educação Municipal para Alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (Cemanee) Professora Sheila Barbosa de Souza, situado na Japuíba. A unidade é destinada ao atendimento pedagógico especial para alunos com deficiência visual, deficiência auditiva, surdocegos, com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

A primeira fase da obra, a de construção do prédio, foi entregue no final do ano de 2012, pela empresa FGC Pavimentação e Construção Civil LTDA. O projeto de prevenção de incêndio não havia sido aprovado, o que gerou a paralisação da obra e sua invalidação. A atual gestão municipal priorizou a retomada da obra, incluindo os reparos decorrentes da deterioração e falta de uso, devido a paralisação, e o projeto de prevenção de incêndio. A ordem de serviço para a execução da instalação de sistema predial contra incêndio já está em andamento, seguindo o laudo de exigência do Corpo de Bombeiros. O valor é de R$27.749,34.

Além da instalação do sistema contra incêndio, há ainda uma outra ordem de serviço, para adequação do projeto predial e reparos, como a construção de casa de máquinas de incêndio e enclausuramento da rampa, ajustes no telhado e reparos na pavimentação. Esta parte da obra está sendo executada pela empresa Contrate Arquitetura e Urbanismo, que começou os trabalhos neste mês.

As empresas trabalharão concomitantemente. Concluída a parte de adequação, serão instalados os equipamentos de incêndio que deverão passar, posteriormente, pela avaliação do Corpo de Bombeiros. Só após a emissão do certificado de aprovação, o prédio será liberado para o funcionamento. A previsão é que em 2015 o espaço possa ser ocupado.

O prédio do Cemanee é constituído por quatro pavimentos, sendo o primeiro com sete consultórios, sala de audiologia, mecanografia, biblioteca e auditório com 108 lugares, recepção principal, diretoria, secretaria e refeitório. No segundo pavimento estão instalados a sala de matemática e textos, laboratório de ciências, sala de artes, diretoria, secretaria, recepção, sala de professores, sala de apoio pedagógico, salas de aula para portadores de transtornos globais do desenvolvimento (TGD), duas salas de educação infantil para TGD, sala de informática e depósito. No terceiro pavimento foram instaladas 10 salas de aula, sala de núcleo de convivência, sala de produção em braille, depósito e sala de psicomotricidade, diretoria, secretaria, recepção, sala de professores, sala de apoio pedagógico e depósito. Já no quarto pavimento estão instaladas sala de Libras, sala de núcleo de convivência, sala de recurso multifuncional, oito salas de aula, diretoria, secretaria, recepção, sala de professores, sala de apoio pedagógico e depósito.