Importância da Ilha Grande como destino é reforçada na ABAV

Associação Abitur lança produto Ilhas Turísticas com apoio do Ministério do Turismo

29 de setembro de 2015
A Ilha Grande, em Angra dos Reis, reforçou ainda mais a sua condição de destino turístico no Estado do Rio de Janeiro, com o lançamento do produto Ilhas Turísticas Brasileiras durante a 43ª edição da feira da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV), em São Paulo. Com apoio do Ministério do Turismo, a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur), da qual a Ilha Grande faz parte, realizou na quinta-feira, dia 24, durante a feira Expo Internacional de Turismo, o lançamento oficial do produto Ilhas Turísticas Brasileiras. A solenidade de lançamento aconteceu no stand do Ministério do Turismo e contou com prestígio de autoridades de vários estados, do ex-atleta da seleção brasileira de vôlei, Giba e do secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério, Júnior Coimbra.

O produto Ilhas Turísticas Brasileiras é composto inicialmente pela Ilha do Mel, em Paranaguá, no Estado do Paraná; o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco; a Ilhabela, em São Paulo; a Ilha Grande, em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro; e a Ilha de Marajó, no Pará. Além de reunir autoridades, o lançamento foi em clima de otimismo pela possibilidade da criação de negócios integrados envolvendo as Ilhas Turísticas Brasileiras e pela união promovida pela Associação Abitur, cujo objetivo também será promover o enfrentamento dos desafios muito semelhantes aos cinco destinos turísticos brasileiros.

— Não podíamos escolher um local melhor para lançar o nosso novo produto Ilhas Turísticas Brasileiras. Estou muito feliz de podermos concluir mais essa etapa pela Abitur. Temos muito a percorrer ainda, mas os frutos desse incansável trabalho já estão sendo colhidos — destacou Rafael Guttierres Jr, presidente da Abitur e secretário de Turismo de Paranaguá (PR).

Durante o lançamento das Ilhas Turísticas Brasileiras, o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Júnior Coimbra ressaltou a relevância do produto Ilhas Turísticas para o mercado de turismo e viagens no país. Segundo ele, as ilhas são destinos com grandes atrativos e que é de suma importância que a Abitur tenha uma cadeira na Conselho Nacional do Turismo.

— A Ilha Grande tem muito a ganhar com a criação do Ilhas Turísticas Brasileiras e com o fortalecimento da Associação Brasileira de Ilhas Turísticas. Estamos trabalhando para desenvolver a atividade turística nesses cinco destinos de uma forma sustentável, com o objetivo de preservar esses cinco paraísos. Agora temos o objetivo de fortalecer esse produto no mercado e buscar qualificar os serviços que são prestados. O Ilhas Turísticas Brasileiras tem tudo para ser um sucesso — afirmou Klauber Valente, presidente da TurisAngra, escolhido como Diretor de Assuntos Ambientais da Abitur.

O evento contou com ainda com as presenças do presidente da Anseditur, Cristiano Rodrigues; do secretário adjunto de Estado de Turismo do Governo do Pará, Joy Coleres, do secretário Nacional de Programas do Ministério do Turismo, Neusvaldo Lima; do diretor de Marketing da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, Luiz Henrique; do presidente da Paraná Turismo, Professor Jacó Gimenes; do secretário de Turismo e Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, além de demais autoridades políticas, empresários de Angra dos Reis e profissionais de imprensa.

VILA DO SABER

Após a solenidade de lançamento das Ilhas Turísticas Brasileiras, foi realizada no espaço Vila do Saber, uma palestra sobre os objetivos da Abitur e a apresentação do plano estratégico e de marketing da instituição e suas metas para o ano de 2015 a um grupo composto por agentes de viagens, representantes de Estados e público da Feira ABAV.