Pedaladas e remadas na Semana do Meio Ambiente
Irmãs gêmeas, ex-atletas da Seleção Brasileira de remo e polo aquático, vão participar do grande evento

O esporte servirá, mais uma vez, como ferramenta de conscientização de preservação da natureza. No próximo fim de semana, 2 e 3, a Prefeitura de Angra estará promovendo eventos de celebração pela semana do meio ambiente, e as modalidades de ciclismo e canoagem vão representar o esporte na programação deste ano. No sábado, 2, às 9h, um passeio ciclístico vai mobilizar atletas e adeptos dessa prática saudável de pedalar, desde a Praia da Chácara, em frente ao CEA (Centro de Estudos Ambientais), local da largada, até a Costeirinha. O evento, além de estimular o salutar exercício de andar de bicicleta, vai produzir uma ação de limpeza de praias, da Costeirinha a Gordas, capitaneada por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, contando com a participação dos ciclistas.
Já no domingo, 3, às 8h30, a canoagem entra em cena e seus praticantes vão navegar pela Baía de Angra num grande ato em favor da natureza e pela sua preservação. Com o tema “Remar para Preservar – Oceanos sem Resíduos”, os canoístas vão largar da praia do Colégio Naval e seguirão no sentido Ilhas de Cataguases, onde farão um grande abraço em um dos principais cartões postais de Angra. A manifestação vai contar com atletas da Acoar (Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis), do Colégio Naval e a participação especial das irmãs gêmeas Cláudia e Kátia Alencar, atletas por mais de 25 anos, que representaram o país em competições nacionais e internacionais defendendo a Seleção Brasileira de remo e polo aquático. Atualmente, as irmãs têm desenvolvido vários projetos ligados ao esporte, à educação e ao meio ambiente.
Mas o maior desafio das remadoras, ativistas com o ideal de que o esporte pode caminhar ou remar junto com a preservação da natureza, será na maratona aquática que farão com seus caiaques, indo das Ilhas de Cataguases até a Enseada de Botafogo, na Escola Naval, no Rio de Janeiro, passando pelas Baías da Ilha Grande, Sepetiba e Guanabara. Durante o percurso, Cláudia e Kátia vão colher amostras das águas das três baías, que serão analisadas em laboratório, para saber qual delas está mais preservada. As atletas terão a companhia do veleiro Mar de Órion, sob o comando do capitão Miguel Martignoni, com experiência de mais de 50 mil milhas náuticas ao redor do mundo, que estará participando da travessia lado a lado com as remadoras.
Mas a programação esportiva também envolverá o desenvolvimento de palestras. No primeiro dia da agenda de eventos da Semana do Meio Ambiente em Angra, 1º de junho, às 10h, haverá na Escola Municipal João Pedro de Almeida, no Camorim, a participação do capitão Miguel Martignoni, do veleiro Mar de Órion, que vai falar um pouco para os alunos e demais espectadores, sobre as suas aventuras em águas internacionais e ainda fará uma visita guiada pela embarcação, seguida de um passeio pela Baía, contando com a participação das irmãs Cláudia e Kátia, que estarão à noite, às 19h, ministrando uma palestra no CEA, sobre o tema “Esporte em favor da preservação ambiental”.
A Semana do Meio Ambiente tem a realização da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, Subsecretaria de Trânsito, Cultuar (Fundação de Cultura de Angra dos Reis), Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e ainda a colaboração da Fusar (Fundação de Saúde de Angra dos Reis), Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Colégio Naval. O evento está sendo patrocinado pela Brasil Supply, Transpetro e UERJ.