Saúde combate a dengue em Angra 3

Profissionais da Secretaria de Saúde estão realizando palestras para trabalhadores do local

29 de janeiro de 2015
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, realiza até sexta-feira, 30, uma ação de combate à dengue na construção da usina nuclear Angra 3. Os profissionais estão ministrando palestras para os trabalhadores do local e também fazendo inspeções em locais onde o mosquito pode depositar suas larvas.

- Nos últimos dois anos estamos sempre em contato com os trabalhadores que atuam na construção de Angra 3, pois eles são nossos aliados e podem eliminar os focos do mosquito transmissor da doença. O controle da população dos mosquitos deve ser feito durante todo o ano - explica Romário Gabriel Aquino, diretor de Vigilância Ambiental.

Angra dos Reis permanece em estado de alerta contra a dengue, segundo dados do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), elaborado pela Diretoria de Vigilância Ambiental da prefeitura. O primeiro levantamento do ano apresentou índice de infestação de 1,6%. Foram visitados 4.394 imóveis. Segundo o estudo, as áreas do Centro, Japuíba, Frade e Parque Mambucaba foram as que apresentaram um maior índice de infestação do mosquito.

De acordo com a classificação do LIRAa, o índice de infestação de até 1% é considerado satisfatório. De 1% a 3,9%, já é considerado estado de alerta. Acima de 3,9% o índice aponta uma situação de risco.

O resultado do LIRAa indicou os depósitos de armazenamento de água para consumo (caixas d'água e similares) como os principais criadouros para o Aedes aegypti e, em relação ao último levantamento, o município manteve sua classificação de risco, definida como estado de alerta.

DENGUE

É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas começam a se manifestar entre 3 e 14 dias após a picada do mosquito. Principais sintomas: dor de cabeça, febre, dor atrás dos olhos e dores musculares.

FEBRE CHIKUNGUNYA

É causada por um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectados. Se caracteriza pela aparição súbita de febre, geralmente acompanhada de dores articulares. Ainda não há transmissão da doença no estado do Rio de Janeiro, mas existe a possibilidade da chegada, uma vez que o vírus já está instalado no país. Principais sintomas: dores nas articulações, dor de cabeça e febre.

PREVENÇÃO

As medidas de prevenção da chikungunya são as mesmas que da dengue: combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação dos mosquitos transmissores das doenças. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, dentre outros utensílios.