Vacinas DT disponível nos serviços de emergência

Estratégia foi adotada devido à falta de doses em todo território nacional

29 de janeiro de 2014
A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis está disponibilizando as doses de vacinas contra a difteria e tétano (DT), somente nas unidades de emergência do município. A medida tem o objetivo de centralizar as imunizações, em caso de emergência, uma vez que o laboratório responsável pela fabricação da vacina (Instituto Butantan) ainda está se adequando às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- Recebemos um comunicado da Coordenadoria Geral do Programa Nacional de Imunizações que informa que somente a partir de abril, novas entregas serão efetuadas aos municípios. Este fator ocorreu devido à necessidade de readequação do processo de aquisição das vacinas junto ao Instituto Butantan, porém um descumprimento do cronograma de entrega teria ocorrido, o que comprometeu a manutenção do estoque estratégico. Também fomos informados que o Ministério da Saúde está buscando a aquisição da vacina no mercado internacional e, devido à formalização do processo de aquisição, as doses de vacina serão entregues em abril, de forma gradativa. Diante de tudo isso, montamos um esquema onde as vacinas serão oferecidas somente em casos de emergência - explicou Marta Melo, coordenadora de Imunizações, da Secretaria de Saúde do município.

A Secretaria de Saúde esclarece que quando o estoque de vacinas DT for resposto, outras unidades de saúde do município oferecerão a imunização.

Neste momento, as vacinas são disponibilizadas nos Serviços de Pronto Atendimento do Frade, Jacuecanga e Parque Mambucaba, Hospital Geral da Japuíba, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Japuíba e Hospital de Praia Brava.