Prefeita se reúne com a CCR Barcas

Foram discutidos horários e tarifas, além de obra do cais

29 de janeiro de 2014
Nesta segunda-feira, 27, a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, acompanhada da presidente da TurisAngra, Maria Sílvia Rúbio, participou de uma reunião com Márcio Roberto de Moraes Filho, diretor-presidente da CCR Barcas, empresa que opera a linha náutica regular que liga a Ilha Grande ao continente. No encontro, foram debatidos temas como o day-use na Ilha Grande (pessoas que pagam para desfrutar, durante um único dia, da infra-estrutura e dependências de um hotel), obras no cais e uma possível mudança nos horários das viagens.

A prefeita solicitou mudanças nos horários de operação das barcas, de forma que a embarcação saia de Angra dos Reis, sentido Vila do Abraão, na parte da manhã, e retorne na parte da tarde - o contrário do que ocorre hoje. Outra reivindicação, que atende a uma luta dos empresários da Ilha Grande, é que a empresa disponibilize a venda de passagens antecipadas, já que hoje o turista que tem reserva em um meio de hospedagem, muitas vezes, é obrigado a buscar o transporte alternativo para conseguir chegar no Abraão por conta da lotação da
barca, em especial nos finais de semana, quando milhares de turistas que fazem day-use buscam o local.

Segundo informações da concessionária, a reforma do cais da Vila do Abraão está prevista para ser iniciada em maio deste ano. Depois das intervenções, esse píer deverá ser administrado pelo município.

Os representantes da Prefeitura de Angra e da CCR Barcas buscarão o governador Sérgio Cabral e a Agência Reguladora dos Transportes no Rio (Agetransp) para discutir o retorno da tarifa turística, um valor diferenciado de passagens nos finais de semana e feriados, outra luta do trade turístico angrense.

A diretoria da CCR Barcas confirmou que, no mês de março, irá à Vila do Abraão apresentar para a comunidade as mudanças planejadas para o transporte local e o projeto das obras que serão implementadas em seu cais, que também é o lugar que recebe cargas.

- Essa reunião foi muito produtiva e tivemos a possibilidade de apresentar para a presidência da CCR Barcas uma série de reivindicações que os empresários da Ilha Grande levantaram em uma reunião que fizemos no Abraão, no último dia 16. Além disso, garantimos espaço nas embarcações para desenvolvermos uma campanha educativa, que explique aos nossos visitantes que a Ilha Grande é uma
unidade de preservação e possui regras para que continue sendo o paraíso que é - avaliou Maria Sílvia Rúbio, presidente da TurisAngra.