Praias lotadas no fim de ano

Espuma no mar não traz risco aos banhistas

28 de dezembro de 2013
Praias no continente e nas ilhas estão sendo tomadas por turistas e moradores de Angra dos Reis no primeiro dia do feriado prolongado do Reveillon. A espuma do mar não é mais preocupação, depois que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgaram os estudos a respeito da espuma que surgiu em Angra dos Reis em outubro. De acordo com a Nota Técnica Conjunta 01/2013, de 17 de dezembro de 2013, ela não traz risco para a vida marinha ou para os seres humanos.

Segundo consta nos laudos técnicos, o surgimento de espuma no mar ocorreu em virtude da decomposição de algas, que provocou o aumento de matéria orgânica na água do mar. Este processo, associado a fenômenos oceanográficos, tais como ventos, ondas e ressacas, e ao movimento das hélices dos motores de embarcações, causa o aparecimento da espuma.

- Os turistas não precisam se preocupar com a espuma e pode cair no mar de Angra dos Reis sem moderação. O dia está lindo, o sol está brilhando e temos uma programação de Reveillon maravilhosa. Uma combinação perfeita para um fim de ano em alto astral - disse a prefeita Conceição Rabha, na manhã deste sábado, dia 28.

PRAIAS LOTADAS TAMBÉM NAS ILHAS

Com a proximidade do Réveillon, a busca pela autorização para passar o feriado na Praia do Aventureiro, localizada na Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, Ilha Grande, é muito grande no Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil (CIT), e, segundo levantamento da TurisAngra, pouquíssimas autorizações ainda estão disponíveis para quem quer virar o ano no local.