Praga da banana é discutida por técnicos

Curso de capacitação sobre a sigatoka negra é oferecido para o setor agrícola da região Sul Fluminense

28 de novembro de 2013
A Prefeitura de Angra, por meio da Subsecretaria de Agricultura, participou da capacitação, voltada para técnicos, sobre a doença sigatoka negra, que ataca os pés de banana. O encontro, organizado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Emater/RJ), aconteceu ontem, 27, no auditório do convento Nossa Senhora do Carmo e reuniu representantes técnicos das prefeituras de Itaguaí, Mangaratiba e Angra, além do Núcleo de Defesa Agropecuária de Angra e da Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal do Estado do Rio.

A sigatoka negra causa prejuízos às produções, pois seca as folhas e enfraquece a planta, ocasionando a diminuição das pencas e dos frutos, além da perda do valor comercial. Os sintomas iniciais da doença aparecem como uma leve descoloração em forma de ponto, entre as nervuras secundárias da segunda à quarta folha, a partir da vela (a contagem das folhas é feita de cima para baixo).

A programação durou o dia todo, com apresentações de palestras sobre a identificação da praga, variedades resistentes e oficinas para a elaboração de estratégias. O encontro foi conduzido pelo professor da Universidade Federal de Viçosa e doutor em fitopatologia, Laércio Zambolini.

Participaram também da capacitação representantes do Núcleo de Defesa Agropecuária de Casimiro de Abreu, Resende, Barra do Piraí, Piraí, Pádua, Barra Mansa, Três Rios e Natividade; Emater de Mangaratiba, Paraty e Itaguaí.